quinta, 25 de abril de 2024
Educação financeira

ARTIGO - Conheça cinco vantagens da poupança por assinatura na vida dos brasileiros

A modalidade segue como o investimento preferido para três em cada dez investidores entre as classes A, B e C, segundo a Anbima

08 setembro 2021 - 11h48Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Freepik

Por André Vilar*  

Não importa a origem, o gênero e a classe social: a poupança é uma das principais companhias dos brasileiros quando o assunto é gestão financeira. Mesmo aqueles que têm conhecimento e possibilidade de realizar outros investimentos não abrem mão desse recurso.

Um levantamento da Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) mostra que a poupança ainda é o investimento preferido para três em cada dez investidores (29%) entre as classes A, B e C. Mas o que faz essa modalidade ser tão popular mesmo diante de novos formatos e opções?

Confira cinco vantagens que ela proporciona:  

1 – Simplicidade na utilização 

A principal vantagem que faz a poupança ser bastante popular no país é a simplicidade na sua utilização. Hoje, a gestão da conta pode ser feita digitalmente com aplicativos no smartphone, permitindo que o usuário veja o extrato em diferentes períodos.

Além disso, com a modalidade de assinatura em alta, é possível programar um valor que vai ser descontado do cartão de crédito e aplicado diretamente na conta. Dessa forma, nem é preciso se preocupar com a regularidade das transferências.  

2 – Conta gratuita 

Além disso, possuir uma conta poupança não representa nenhum custo adicional aos brasileiros. As instituições financeiras não podem cobrar tarifas de manutenção e ainda devem garantir quantidade mínima de operações, como resgate, transferência, extrato, etc.

Além disso, as aplicações também são isentas de IOF (imposto sobre operações financeiras) e os rendimentos estão livres do Imposto de Renda. Sendo assim, é ideal para quem deseja guardar dinheiro sem ter que pagar taxas para isso.  

3 – Organização de metas  

A melhor funcionalidade da poupança não é servir como ativo financeiro, mas permitir que as pessoas possam organizar e estipular metas ao longo de suas vidas.

Pode ser a troca do carro por um modelo melhor, a aquisição de um determinado bem ou até mesmo aquela viagem dos sonhos: a poupança ajuda a economizar determinada quantia por semana ou por mês para chegar ao valor desejado.

Ao deixar o dinheiro guardado na conta, o usuário não fica tentado a gastar com coisas supérfluas, o que pode impedi-lo de realizar seu plano.  

4 – Educação financeira  

Nesse sentido, a poupança é uma importante ferramenta de educação financeira no Brasil – não à toa, muitas famílias criam poupanças para seus filhos justamente para ensinarem o valor de economizar e investir o dinheiro em um sonho ou objetivo.

O cenário de instabilidade econômica no país nos últimos anos impede que as famílias consigam guardar quantias mensais de seus rendimentos.

Com uma conta específica para esse fim e o modelo de assinatura, é possível transferir pequenos valores, trocando aquele cafezinho na padaria por uma aplicação na conta.  

5 – Dinheiro sempre à disposição 

Por fim, imprevistos acontecem e, às vezes, é preciso socorrer alguma emergência e pegar o dinheiro que estava guardado para outros fins. Com a poupança, o resgate é feito de forma simples e rápida.

Nas contas em banco, basta ir à agência e fazer o saque no caixa eletrônico. Quem é adepto da poupança por assinatura, basta solicitar o resgate na gestão de sua conta para efetuar o saque, sem nenhum custo adicional pelo serviço.  

*André Vilar é cofundador da Monis.

*Com informações de NB Press Comunicação.