sexta, 19 de abril de 2024
Segundo especialista

ARTIGO - Cinco regras de ouro para garantir o futuro das empresas familiares

12 fevereiro 2021 - 15h42Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: You X Ventures via Unsplash

Por Aline Porto*

No Brasil, mais de nove mil empresas são abertas por dia, de acordo com as estatísticas oficiais. Só no segundo quadrimestre (maio a agosto de 2020), foram abertas 1.114.233 de empresas, de acordo com o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, em um recorde para o período.

Para muitos, abrir o próprio negócio durante a pandemia da Covid-19 foi uma forma de garantir renda num cenário de incertezas no mercado de trabalho, mas é preciso disciplina e organização para assegurar o futuro desse empreendimento que, em geral, é um negócio familiar.

No mundo inteiro, as empresas familiares são um potente motor da economia e, no Brasil, não é diferente. Empresas familiares concentram 90% dos negócios e respondem por 75% dos empregos. Por isso, há algumas regras de ouro que precisam ser observadas para o futuro desses empreendimentos:

Visão

Tenha uma visão comum para o futuro do negócio, compartilhada pela família

Poder

Defina com clareza quais são as principais decisões em que os donos têm que se envolver, e quais podem ser delegadas

Metas

Estabeleça objetivos explícitos para os negócios e alinhe com os demais sócios, incluindo metas de crescimento, investimentos, retiradas e outros

Comunicação

Estabeleça claramente o que deve ser comunicado e de que forma entre os sócios, executivos e membros da família

Preparação

Se tiver outros membros da família envolvidos no negócio, defina as responsabilidades de cada um e planeje como preparar os familiares para exercer bem seus vários papéis.

*Aline Porto é sócia da consultoria BanyanGlobal