segunda, 27 de maio de 2024
Notícias

Arábia Saudita planeja estender corte na produção de petróleo até 2024, diz Financial Times

Opep+ considera novas reduções, pensando em questões geopolíticas

20 novembro 2023 - 16h05Por Redação SpaceMoney

Segundo informações do Financial Times, a Arábia Saudita está inclinada a prolongar seu corte voluntário na produção de petróleo até 2024, em resposta à recente queda nos preços do petróleo. Quatro fontes próximas ao governo saudita afirmaram ao periódico que é altamente provável que o país estenda o corte de 1 milhão de barris por dia (bpd) pelo menos até a primavera (março a junho).

Inicialmente introduzida como uma medida temporária, a redução voluntária, que expira no final deste ano, foi adotada meses atrás para complementar os cortes mais amplos do cartel. Atualmente, a Arábia Saudita está produzindo cerca de 9 milhões de bpd, em comparação com o máximo de aproximadamente 12 milhões de bpd.

A queda nos preços do petróleo é apontada como a principal razão para essa decisão, mas o Financial Times também menciona que membros da Opep demonstram preocupação com questões geopolíticas, como o conflito entre Israel e o Hamas, bem como a crise humanitária em Gaza.

Uma fonte próxima à Opep, ao comentar sobre o assunto, disse ao jornal: "Não se deve subestimar o nível de raiva que existe e a pressão por respostas que os líderes no Golfo sentem por parte de suas populações."

A discussão em torno dessa extensão no corte da produção de petróleo continua em curso dentro do cenário político e econômico internacional, enquanto o mercado global de energia continua sendo impactado por diversos fatores.