sexta, 29 de março de 2024
Smarts

Apple (AAPL34) pode atrasar criação do novo iPhone; analista corta preço-alvo

Companhia pediu a fornecedores que acelerem o desenvolvimento do iPhone após as medidas rigorosas de lockdown na China limitarem o cronograma de pelo menos um dos novos produtos

25 maio 2022 - 18h16Por Investing.com

Por Senad Karaahmetovic, da Investing - A Apple (AAPL34) (NASDAQ:AAPL) pediu a seus fornecedores que acelerem o desenvolvimento do iPhone após as medidas rigorosas de lockdown na China limitarem o cronograma de pelo menos um dos novos iPhones, de acordo com o Nikkei Asia.

A China introduziu novas medidas de lockdown há alguns meses como parte da sua política de Covid zero, forçando a fabricante de iPhones Pegatron Corp (TW:4938) a interromper temporariamente as operações nas suas fábricas de montagem em Xangai e Kunshan.

Algumas partes de Xangai, a cidade mais populosa da China, ainda seguem sob lockdown enquanto o governo do país intensifica os seus esforços de quarentena.

A Apple está agora pedindo aos fornecedores que acelerem o desenvolvimento a fim de recuperar o tempo perdido. A Titã de Cupertino deve apresentar o iPhone 14, 14 Pro, 14 Max e 14 Pro Max ainda este ano.

"É um desafio recuperar o tempo perdido. A Apple e seus fornecedores estão trabalhando 24 horas para acelerar o desenvolvimento”, disse o executivo de um dos fornecedores da Apple segundo o Nikkei Asia.

No mês passado, a Apple aletrou os investidores sobre obstáculos consideráveis à frente, na medida em que os lockdowns contra o coronavírus na China e a guerra na Ucrânia continuavam a impactar as operações da gigante de tecnologia. Na pior das hipóteses, as dificuldades poderiam atrasar o cronograma de fabricação e afetar o volume inicial de produção dos novos iPhones, de acordo com o Nikkei.

Ao mesmo tempo, John Donovan, analista da Loop Capital, estima que o número de unidades fabricadas e envios do iPhone serão menores do que o consenso ao longo do verão de 2022 no hemisfério norte.

O analista prevê que o total de unidades produzidas irá cair para 245 milhões, queda entre 7 e 8 milhões em relação ao dado anterior.

"A curto prazo: Unidades no 2º trimestre de 2022 caindo para 42M – mais importante, a Loop vê tendência nos envios para 41-43M – entre 9% e 12% abaixo do consenso atual. Médio prazo: Unidades no 3º trimestre de 2022 caindo para 57M – mais importante, a Loop vê tendência nos envios para 50-51M – 3-5% abaixo do consenso atual. Longo prazo: Unidades no 4º trimestre de 2022 permanecem inalteradas em 88M por enquanto – a incerteza atual a nível global deve ser abordada de forma mais completa no início de julho, com base nas nossas conclusões", disse Donovan em relatório aos clientes.

Como resultado, Ananda Baruah, da Loop Capital, reduziu o preço-alvo para a Apple de US$ 210 para US$ 180, de forma a refletir a provável diminuição nos envios.

"Acreditamos que não só Wall Street definiu uma máxima de 4M-6M para o número de iPhones no trimestre de junho, acreditamos que ainda estão definindo o trimestre já muito alto de março em 5M unidades a mais (lembrando que a AAPL não divulga unidades, apenas receita). Embora vejamos risco para a receita do iPhone no trimestre de junho, nosso trabalho sugere que Wall Street continua baixa na receita de iPhones para os ASPs fornecidos para os trimestres de setembro e dezembro. Wall Street segue materialmente baixa nos ASPs para o trimestre de junho – dezembro. Para junho, isso não é o suficiente para compensar a escassez de unidades; mas é (e vai além) para os trimestres de setembro e dezembro", escreveu Baruah em um relatório À parte.

Em um tom mais positivo, o analista também acrescentou que os ASPs apresentam tendências acima do consenso de Wall Street.