sexta, 19 de abril de 2024
Pesquisa da BizCapital

Apenas 30% das empresas brasileiras são controladas por mulheres, aponta estudo

Ainda segundo o estudo, 45% das empresas apresentam, ao menos, uma mulher no quadro societário

12 março 2021 - 16h29Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: You X Ventures via Unsplash

Apenas 30% das empresas brasileiras são controladas por mulheres (mulheres que tem mais de 50% da sociedade do negócio), aponta pesquisa da BizCapital, fintech de soluções financeiras para micro e pequenas empresas, divulgada nesta sexta-feira (12).

Ainda segundo o estudo, 45% das empresas apresentam, ao menos, uma mulher no quadro societário. 

"O empreendedorismo feminino contribui para a diminuição da desigualdade de gênero e no rompimento de barreiras sociais estabelecidas historicamente, que ainda estão presentes nos dias atuais. Apesar de vivermos em uma sociedade com direitos iguais, isso não se traduz nas mesmas oportunidades para homens e mulheres", afirma Vanessa Medeiros, head de produtos da BizCapital.

De acordo com o levatamento, os três principais segmentos de empresas com sócias mulheres são os de vestuário e acessórios, restaurantes e similares e mercados em geral. Já os três principais segmentos de empresas controladas por mulheres são vestuário e acessórios, restaurantes e similares e serviços de contabilidade.

A região norte e centro-oeste foram as que apresentaram maior percentual de empresas controladas por mulheres, com 27,6% cada. Roraima é o estado que mais se destaca, com 38,5% de mulheres donas de empresas.