sábado, 27 de abril de 2024
Encontro

Amazon (AMZO34) e Google (GOGL35) vão participar de evento sobre computação quântica na Casa Branca

Reunião discutirá as aplicações críticas da computação quântica

05 outubro 2021 - 15h25Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Christian Wiediger via Unsplash

Por Trevor Hunnicutt, da Reuters - Amazon.com (NASDAQ:AMZN)  (SA:AMZO34), Google (NASDAQ:GOOGL)  (SA:GOGL35) e Microsoft (NASDAQ:MSFT)  (SA:MSFT34) devem participar nesta terça-feira de uma conferência do governo dos Estados Unidos focada em tecnologias de computação quânticas.

O Gabinete de Políticas para Ciência e Tecnologia da Casa Branca (OSTP, na sigla em inglês) está organizando o evento que discutirá as aplicações críticas da computação quântica, tecnologia que permite a criação de computadores milhões de vezes mais rápidos do que as máquinas mais avançadas da atualidade.

Boeing (NYSE:BA) (SA:BOEI34), Honeywell, IBM (NYSE:IBM) (SA:IBMB34), Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34) e Northrop Grumman Corporation (NYSE:NOC) (SA:NOCG34) também devem participar do evento, de acordo com a um porta-voz do governo.

"Há muita empolgação sobre computadores quânticos e sensores quânticos, e há algum exagero associado a isso", disse Charlie Tahan, diretor assistente de ciência da informação quântica do OSTP. "Mas onde realmente queremos chegar é identificar quais são os aplicativos que um futuro computador quântico poderia executar e que poderiam realmente beneficiar nossa sociedade."

A tecnologia, que se baseia nos princípios básicos da física, ainda está no início, mas se tornou uma das queridinhas dos investidores que apostam em aplicações que revolucionem saúde, finanças, inteligência artificial, previsão do tempo e outras áreas.

O governo norte-americano está especialmente focado nas implicações da tecnologia quântica para a segurança nacional, que promete a capacidade de quebrar facilmente os padrões de criptografia hoje em uso.

A China, que Washington considera seu principal rival no exterior, também faz esforços significativos para desenvolver a tecnologia. O governo Biden também espera encorajar mais estudantes a ingressar na área e aumentar a segurança cibernética em torno da pesquisa privada e desenvolvimento para prevenir espionagem, disse Tahan. O Congresso dos EUA já canalizou centenas de milhões de dólares para o setor, incluindo laboratórios de pesquisa quântica, e projetos de lei atualmente em tramitação podem acrescentar mais bilhões para a indústria.