quinta, 25 de abril de 2024
Reação

Alibaba e JD.com caem com acirramento de normas de competição na China

Órgão regulador antitruste do país propôs mudanças radicais para conter comportamentos que acredita ser prejudicial à competição

17 agosto 2021 - 13h42Por Investing.com

Por Investing.com - As ações das plataformas chinesas de Internet e tecnologia Alibaba e JD.com caíam na terça-feira, com a proposta de mudanças radicais do órgão regulador antitruste do país para conter comportamentos que acredita ser prejudicial à competição.

Por volta das 13h20 (horário de Brasília), os ADRs de Alibaba (NYSE:BABA) (SA:BABA34) e JD.com (NASDAQ:JD) (SA:JDCO34) eram negociados com queda de 4,3% e 3,4%, respectivamente.

Os ADRs de Didi (NYSE:DIDI), apesar de terem registrado queda no pré-mercado, subiam 3,1%.

Pinduoduo (NASDAQ:PDD) e Tencent Holdings (OTC:TCEHY) caíam 2,6% e 3,2%.

As novas regras, propostas pela Administração Estatal de Regulação do Mercado, visam prevenir a concorrência desleal entre as operadoras de Internet. Se aprovadas pelo governo, elas podem entrar em vigor ainda este ano.

As alterações propõem penalidades severas para o envio de dados falsos com objetivo de enganar clientes. As empresas não poderão mais manipular o feedback do usuário ou as especificações do produto.

O órgão regulador também quer proibir a "escolha de um ou outro", em que empresas cooptam fornecedores em acordos de exclusividade e os impedem de vender a plataformas rivais.

As regulações chinesas têm aumentado o escrutínio em empresas de tecnologia e educação, com receios de acumulo de poder de mercado, o que prejudicaria a concorrência e resultaria em preços mais elevados aos consumidores.

Há temores também com a gestão de dados de milhões de cidadãos chineses que usam essas plataformas. A proposta também proíbe o uso de dados de clientes para antecipar ou influenciar o comportamento dos usuários.

Tags: alibaba, JD