terça, 16 de abril de 2024
O que influencia o dia

Alertas do Fed, eleições francesas, petróleo e serviços na China: as principais notícias de hoje (6)

Fique por dentro dos cinco principais assuntos que movimentarão os mercados em todo o mundo nesta quarta-feira

06 abril 2022 - 08h46Por Investing.com

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Os mercados de títulos americanos estão sob pressão novamente.

Os rendimentos dos EUA estão em máximas de três anos depois que Lael Brainard, do Fed, alertou sobre um aperto mais rápido da política, enquanto os da zona do euro estão assustados com a perspectiva de Marine Le Pen ganhar a presidência francesa no final deste mês.

As ações dos EUA devem abrir em baixa, com a oferta rival da JetBlue pela Spirit Airlines (NYSE:SAVE) a fornecer a principal ação de M&A do dia.

O setor de serviços da China registrou um março miserável devido ao Covid-19, e os preços do petróleo estão em alta enquanto os executivos das grandes petrolíferas se preparam para um interrogatório no Congresso Nacional de legisladores democratas preocupados.

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na quarta-feira, 6 de abril:

1. Títulos sob pressão após comentários de Brainard

Os mercados de títulos estão na frente e no centro novamente um dia depois que Lael Brainard, indicado do presidente Joe Biden como vice-presidente do Federal Reserve, ter avisado sobre uma redução “rápida” do balanço do Fed em maio.

Reagindo aos comentários, o Deutsche Bank (DE:DBKGn) DBKGn tornou-se o primeiro grande banco a declarar recessão nos EUA em 2023, causada pelo aperto da política monetária.

Os rendimentos do Tesouro de 10 anos atingiram seu nível mais alto em três anos depois que Brainard alertou sobre a necessidade “importante” de reduzir a inflação, usando taxas de juros e aperto quantitativo. Após uma consolidação modesta, eles subiram novamente durante a noite para ficar a 1 ponto base da alta de 2,63% de terça-feira.

Mais detalhes sobre a discussão do Fed sobre a interação entre taxas de juros e política quantitativa provavelmente surgirão quando o Fed publicar a ata de sua reunião de março às 15h.

2. Mercados da zona do euro abalados pelo progresso de Le Pen

Os mercados de títulos da zona do euro também estão sob pressão, mas de um ângulo diferente.

As chances de Marine Le Pen ganhar as eleições presidenciais francesas este mês aumentaram acentuadamente nos últimos dias, já que o líder de extrema-direita anti-UE aproveitou a queda nos padrões de vida devido ao aumento da inflação.

Macron viu sua vantagem sobre Le Pen diminuir de 15 pontos percentuais para apenas 3 pontos no mês passado. A primeira rodada de votação está marcada para domingo.

O spread entre os rendimentos dos títulos 10-Year French e German, um barômetro de risco político no coração da zona do euro, aumentou para 46 pontos-base, o maior em mais de três anos .

Assim como nos EUA, os temores de inflação também estão assombrando os mercados de títulos europeus. Os preços ao produtor da zona do euro subiram 31% ano a ano em fevereiro, embora devido principalmente a contrações de oferta e não ao superaquecimento da demanda.

Já do outro lado do mundo, o setor de serviços da China seguiu os fabricantes do país em território de contração em março, quando bloqueios cada vez mais amplos prejudicaram os setores de hospitalidade e viagens.

O Caixin Services PMI caiu para 42 em março, o menor desde abril de 2020 e bem abaixo da linha de 50 que separa crescimento de contração.

O dinheiro gasto pelos turistas durante o fim de semana do feriado de Qingming caiu para menos de 40% dos níveis pré-Covid, de acordo com estimativas oficiais, enquanto economistas de Nomura observaram que cerca de 193 milhões de pessoas – representando cerca de 22% do PIB da China – são atualmente afetadas por medidas de saúde pública de vários graus de gravidade.

Isso inclui um bloqueio quase total da atividade em Xangai.

3. Mercado de ações americanas

Os mercados de ações dos EUA devem abrir em baixa novamente depois de cair acentuadamente na terça-feira em reação aos comentários de Brainard e da presidente do Fed de Kansas City, Esther George, que também alertaram para a necessidade de um aperto mais rápido da política monetária.

Às 08h22, os futuros da Nasdaq 100 caem 1,26%, enquanto os da S&P 500 e da Dow Jones recuam 0,76% e 0,55%, respectivamente. Os três principais índices de caixa caíram entre 0,8% e 2,3% na terça-feira.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem a Spirit Airlines, depois que a JetBlue quebrou a festa da Frontier Airlines (NASDAQ:ULCC) com um all-cash bid para o panfleto de desconto.

AT&T (NYSE:T) e Discovery (NASDAQ:DISCA) também devem ganhar atenção depois que o CEO da WarnerMedia, Jason Kilar, e Ann Sarnoff, CEO da WarnerMedia Studios and Networks, disseram que vão renunciar antes da fusão planejada do Discovery com os ativos de mídia da AT&T.

4. Novela da Petrobras (SA:PETR4)

A desistência de Adriano Pires e Rodolfo Landim em assumir cargos na Petrobras continua dando o que falar em Brasília.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falou em mudar as regras de compliance para ocupação de cargos de estatais e de uma possível privatização da Petrobras.

Lira disse que a Lei das Estatais atrapalha a indicação de pessoas especializadas no mercado para cargos em companhias como a Petrobras. Também afirmou que uma estatal deveria responder aos interesses da população brasileira, então se há reclamações sobre os preços dos combustíveis, seria melhor que ela fosse privatizada.

O governo pensa em adiar a Assembleia Geral da Petrobras por mais 30 dias, para que possa procurar por nomes que substituam os de Pires e Landim nas indicações ao Conselho da companhia. Joaquim Silva e Luna estaria disposto a ficar no cargo por mais esse período.

Silva e Luna e o Ministro Paulo Guedes apoiam o secretário especial de desburocratização, gestão e governo digital, Caio Mario Paes de Andrade, para a presidência da Petrobras.

Os diretores da Petrobras de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade, Rafael Chaves, e de Exploração e Produção, Fernando Borges, também estão na lista de possíveis candidatos ao posto e ambos contam com o apoio de Guedes e Silva e Luna.

5. Big Oil no Congresso dos EUA

Representantes das grandes petrolíferas devem testemunhar no Congresso mais tarde para garantir que não estão explorando o aumento deste ano nos preços do petróleo para entrar em manipulação de preços.

Presidente da Exxon Mobil (NYSE:XOM), Darren Woods, e CEO da Chevron (NYSE:CVX), Mike Wirth, provavelmente enfrentarão um interrogatório de parlamentares democratas que correm o risco de perder o controle de ambas as casas da legislatura nas eleições de meio de mandato deste ano devido à raiva popular com o aumento dos preços e padrões de vida reduzidos.

Às 08h25, os futuros de petróleo nos EUA subiam 1,48%, a US$ 103,47, enquanto os de Brent avançavam 1,13%, a US$ 107,85. Ambos os contratos estavam reagindo ao expressando descontentamento com a brandura do último pacote de sanções da Europa.

O principal diplomata da UE, Josep Borrell, observou que o bloco enviou à Rússia 35 bilhões de euros em pagamentos por energia desde que invadiu a Ucrânia, em comparação com apenas 1 bilhão de euros para a própria Ucrânia.

Os dados de estoques semanais do governo americano são devidos às 11h30, um dia após os números do American Petroleum Institute mostrarem o primeiro aumento nos estoques de petróleo em três semanas.