sábado, 20 de abril de 2024
Educação financeira para jovens

Adolescentes que recebem mesada fixa poupam até cinco vezes mais, aponta estudo do BS2

15 março 2021 - 13h33Por Redação SpaceMoney

Pagar mesada para os filhos pode fazer com que eles poupem até cinco vezes mais do que se recebessem dinheiro apenas eventualmente. A conclusão vem de uma análise do comportamento de usuários do Blu by BS2, uma conta para adolescentes com foco na educação financeira do Banco BS2.

 "A mesada é o principal instrumento de educação para crianças e adolescentes, e estes números demonstram isso com muita clareza", afirma Marcos Figueiredo, cofundador do Blu by BS2.

Segundo o estudo, entre os jovens que recebem mesadas em datas fixas, 20% poupam recursos na conta reserva. Já para quem recebe dinheiro esporadicamente o índice é de apenas 3,5%. 

Para Figueiredo, a mesada regular ajuda a criar hábitos importantes para a formação de cidadãos conscientes financeiramente no futuro, com a capacidade de planejar os gastos, por exemplo. 

A análise mostrou ainda que os usuários com mesada conseguem poupar valores mais altos: os totais aportados para contas reserva são quatro vezes maiores neste grupo, em comparação aos adolescentes que só recebem dinheiro em transferências eventuais. 

"O ideal é o adolescente se acostumar a separar uma parte da mesada assim que receber, aprendendo a poupar antes de consumir", finaliza Figueiredo.

Com informações da JeffreyGroup