terça, 23 de abril de 2024
EUA

Ações de bancos caem em Nova York com anúncio de fim de regra que alivia limite de reserva

Segundo o Fed, a isenção terminará no dia 31 de março. A regra foi instituída no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus

19 março 2021 - 17h14Por Redação SpaceMoney

O Federal Reserve (Fed) – o banco central dos Estados Unidos – anunciou nesta sexta-feira (19) que não irá estender a regra temporária que permitia os grandes bancos excluírem os títulos do Tesouro americano e os depósitos no próprio Fed do cálculo para a taxa de alavancagem suplementar (SLR, na sigla em inglês). Com isso, as ações dos principais bancos listados na bolsa de valores de Nova York caíram no dia de hoje: JPMorgan Chase & Co (JPM) caiu 2,75%, Wells Fargo & Company (WFC) teve queda de 2,62% e Goldman Sachs Group Inc (GS) caiu 0,70%.

Segundo o Fed, a isenção terminará no dia 31 de março. A regra foi instituída no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus. O Fed também disse que possíveis mudanças a longo prazo no SLR poderão ser discutidas.

A SLR é uma regra que estabelece um limite mínimo de reservas de capital que as instituições financeiras devem manter em seu balanço.

Funcionários do Fed disseram que estavam “confortáveis” com o fim do alívio temporário. Isso porque, para eles, os bancos têm fortes posições de capital e a decisão não seria tão incômoda para essas instituições.

“É a decisão correta”, disse Jeremy Kress, ex-funcionário do Fed e professor da escola de negócios da Universidade de Michigan, mas que também afirmou estar preocupado com possíveis modificações que o Fed possa fazer no SLR.

Mercado nos EUA

Segundo analistas do mercado, a decisão do Fed ainda é a principal influência para o mercado norte-americano no dia de hoje. Ao final do dia, o índice Dow Jones fechou com queda de 0,71%, a 32.627 pontos. O S&P 500 caiu 0,06, a 3.913 pontos. O Nasdaq, por sua vez, subiu 0,61%, a 12.866 pontos.

Já a nota do Tesouro dos EUA de 10 anos atingiu 1,72%, enquanto a do título de 30 anos foi a 2,44%.

*Com informações de MarketWatch