Menu
Busca sexta, 15 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Artigo

5 Formas de aprender mais sobre finanças pessoais

A forma como lidamos com o dinheiro impacta diretamente na nossa qualidade de vida, por isso, é crucial buscar formas de aprender como lidar com as finanças pessoais. Com canais digitais, é possível organizar todas as contas para começar a investir

28 setembro 2021 - 18h19Por Larissa Brioso

A forma como lidamos com o dinheiro impacta diretamente na nossa qualidade de vida, por isso, é crucial buscar formas de aprender como lidar com as finanças pessoais. Seja por meio de blogs, redes sociais, livros, cursos e sites de notícias, é possível descobrir como fazer um diagnóstico financeiro eficiente, utilizar as melhores ferramentas de gestão financeira pessoal, definir objetivos e metas, construir um planejamento financeiro e um orçamento eficaz.

Dessa forma, com ajuda desses canais, é possível organizar todas as contas para começar a investir e conquistar a independência financeira. Veja como aproveitar melhor essas fontes de conhecimento:

Blogs

Atualmente existem diversos blogs sobre economia, finanças e investimentos, onde é possível aprender desde como sair das dívidas até mesmo como diversificar uma carteira de ativos financeiros. Uma das principais diferenças entre eles está na linguagem que utilizam e na forma como desenvolvem o conteúdo. 

Então, se você é mais leigo no assunto, o ideal é buscar por blogs que possuem uma linguagem mais simples e são mais práticos, ou seja, lhe dizem não apenas o que fazer mas também como fazer. Além disso, é importante buscar por empresas reconhecidas no mercado e que possuem um time de especialistas para ensinar sobre educação financeira.

Redes sociais

Já parou para analisar o tempo que gasta nas redes sociais e o tipo de conteúdo que consome? O acesso a redes como Instagram e TikTok cresce cada dia mais. E o melhor de tudo é que, com esse crescimento e a evolução do marketing de entrada, empresas e marcas deixaram de falar apenas de produtos e começaram a investir na geração de valor para o seu público potencial. 

Sendo assim, você pode aproveitar as redes sociais como fonte de aprendizado sobre finanças e investimentos, e até mesmo buscar formas de ganhar dinheiro com ajuda de influenciadores digitais. Ou seja, esse é também um ótimo canal de entretenimento para aprender e se desenvolver.

Livros

Os livros são, sem dúvidas, uma das fontes mais ricas de conhecimento. Logo, se você deseja aprender como lidar com a vida financeira, é válido buscar livros como: Os segredos da mente milionária; Pai rico, pai pobre; e O homem mais rico da Babilônia. Com ajuda dessas obras você vai aprender a importância de desenvolver uma mentalidade financeira voltada para a riqueza e como lidar com as finanças pessoais para investir.

Cursos

Na internet é possível encontrar cursos de planejamento financeiro pessoal e investimentos, gratuitos e pagos, entre outros. Então, se você gosta de assistir aulas e ler conteúdos ricos sobre determinado assunto, pode investir tempo e até mesmo dinheiro em cursos de finanças. O planejamento consiste no conjunto de estratégias que vão te ajudar a utilizar melhor o seu dinheiro, por meio da projeção de ganhos, categorização de gastos e definição de um orçamento. 

Além disso, mesmo estando endividado é importante buscar formas de sair das dívidas, aprendendo a lidar melhor com o cartão de crédito, por exemplo, e fazer um melhor controle financeiro. Logo, pode guiar-se pela sua fase financeira para buscar cursos que possam te ajudar a melhorar. Lembre-se que investir em conhecimento rende sempre os melhores resultados.

Sites de notícias

Para ficar sempre atualizado quanto ao que está acontecendo no mercado financeiro e fatores que impactam suas finanças, é importante acompanhar sites de notícias. Todavia, assim como os outros canais, é necessário buscar fontes especializadas e confiáveis. Afinal, o que você vê e lê diariamente pode impactar nas suas decisões financeiras.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: