terça, 30 de abril de 2024
Varejo

Resultado do varejo em outubro reforça desaceleração da atividade, segundo Genial

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) registrou queda de 0,3% ante setembro

14 dezembro 2023 - 14h47Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

As vendas no comércio varejista recuaram 0,3% na passagem de setembro para outubro, após crescer 0,5% no mês anterior. O setor acumula alta de 1,6% no ano e avança 1,5% em doze meses.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O varejo opera 4,4% acima do patamar pré-pandemia de COVID-19, registrado em fevereiro de 2020, e 2,0% abaixo do maior nível da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), atingido em outubro do mesmo ano.

 

Análise

Para a Genial Investimentos, o resultado corrobora o cenário de desaceleração da atividade, uma vez que cinco dos oito setores pesquisados apresentaram desempenho negativo.

A casa acredita que o cenário macroeconômico, marcado por uma política monetária ainda em território contracionista deve fazer com que os setores do varejo mais sensíveis ao crédito tenham um desempenho mais fraco em termos relativos nos próximos meses.

Apesar disso, a Genial ressalta que a expectativa de aumento da renda disponível das famílias após o lançamento do programa Desenrola e a ampliação dos programas de transferência de renda por parte do governo deve fazer com que os segmentos mais sensíveis à renda tenham um melhor desempenho em termos relativos daqui até o final do ano.

A instituição espera contração de 0,3% (base trimestral) no Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre e um crescimento de 2,9% (base anual) no PIB de 2023.