terça, 30 de abril de 2024
Economia

PIB britânico tem queda trimestral de 0,2% e projeção de recessão em 2024 se mantém

Em novembro, o PIB teve crescimento de 0,3%, após uma queda não revisada de 0,3% em outubro. Mesmo assim, as estimativas são de contração técnica

12 janeiro 2024 - 10h59Por José Chacon

O Produto Interno Bruto (PIB) real do Reino Unido fechou o trimestre encerrado em novembro de 2023 com queda de 0,2%, na comparação com os três meses até agosto do ano passado, conforme estimativas divulgadas nesta sexta-feira (12) pelo ONS, o escritório nacional de estatísticas.

O escritório estima ainda que o PIB mensal tenha crescido 0,3% em novembro de 2023, após uma queda não revisada de 0,3% em outubro.

Esse aumento mensal, foi impulsionado pelo setor dos serviços, que aumentou 0,4% no mês.

Já a produção industrial cresceu 0,3% em novembro, após queda de 1,3% em outubro e o setor da construção caiu 0,2% no mês, após ter recuado 0,4% em outubro.

A princípio, a projeção do país entrar em recessão ainda este ano, se mantém para especialistas. 

Para Stephen Payne da Janus Henderson, o saldo final é que o Reino Unido está à beira de uma recessão “técnica” nos últimos dois trimestres de 2023.

"Tudo depende do número de dezembro: se for negativo temos uma recessão, se for positivo, evitamos-a por pouco. A palavra-chave é “técnica”, embora possamos estar a olhar para um declínio muito modesto no crescimento, estamos a falar de pontos base aqui", comentou o especialista.

Segundo ele, indicadores econômicos recentes apontam para uma ligeira melhoria da economia do Reino Unido e para um crescimento dos salários reais positivo, sugerindo uma melhoria a partir daqui.

"Contudo, o impacto desfasado dos aumentos das taxas de juros pode ainda não ter sido totalmente sentido, pelo que o quadro permanece pouco claro", ressaltou Payne.

O diretor do ONS, Grant Fitzner, diz que "as perspectivas a longo prazo continuam a ser de uma economia que mostrou muito pouco crescimento no último ano", observa.