quarta, 01 de maio de 2024
Economia

Banco Central deve encerrar cortes na Selic com taxa terminal em 10% a.a. em 2024, diz Citi

Analistas citam estimativas de inflação a longo prazo acima da meta e a situação atual do mercado de trabalho como fatores que impediriam a prorrogação do ciclo de afrouxamento

25 janeiro 2024 - 12h10Por Lucas de Andrade

Em relatório publicado na última terça-feira, 23 de janeiro, o Citi apontou que o Banco Central (BC) deve seguir com o ciclo de cortes na taxa básica de juros Selic até que seja atingido o patamar de 10,00% a.a. em junho de 2024.

Para isso, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve seguir com reduções de 0,50 p.p. reunião após reunião.

O Citi apontou, no material, que o ciclo de reduções deve ser encurtado em razão de expectativas de um processo de desinflação mais lento, especialmente nos preços de serviços, uma vez que as estimativas a longo prazo permanecem acima da meta.

Apesar disso, e com a situação fiscal do País mais fraca, analistas observam que as robustas contas externas compensam a perspectiva fiscal frágil, com uma melhora no déficit em conta corrente que deve ser estendida neste ano de 2024.

Por último, analistas citaram a situação atual do mercado de trabalho, com a taxa de desemprego abaixo de 8% - o que, somado a outros fatores, deve aumentar o desconforto da autoridade monetária em reduzir a taxa de juros ao longo de todo o ano.