terça, 17 de maio de 2022
Finanças comportamentaisCOLUNA

Finanças comportamentais

Rodrigo Wiethorn

Especialista em comportamento do consumidor e marketing digital.

Compreendendo os investimentos com a Avaliação Comportamental

Ferramenta funciona como uma peneira, ajudando a definir o que é essencial para as decisões com seu dinheiro

02 março 2022 - 15h10
Compreendendo os investimentos com a Avaliação Comportamental

Toda a área de finanças comportamentais busca compreender como o nosso comportamento enquanto consumidores tem o poder de interferir em nossos investimentos.

Dentre as diversas formas que temos de relacionar esses dois pontos, a Avaliação Comportamental é uma das mais importantes, por nos dar um diagnóstico completo das ações e modos de agir das pessoas.

O que torna isso tão relevante quando vamos investir é que, para além de dados de mercado, compreender como as pessoas se comportam dá a você cartas a mais na manga para prever pontos específicos do seu mercado.

Para compreender como isso acontece na prática, vamos explorar um pouco mais sobre a Avaliação Comportamental.

Boa leitura!

O que é a Avaliação Comportamental?

No mundo do marketing digital, dizemos que a Avaliação Comportamental é um estudo analítico que tem por função encontrar o que é “a cara” do cliente. E no mundo dos investimentos não é diferente.

O que muda é que nessa nova perspectiva, acabamos por buscar o que é a cara do nosso mercado. Ou seja, com essa avaliação somos capazes de entender os diferentes pontos que constroem um determinado nicho, como sua flexibilidade, estabilidade e muito mais.

Talvez você esteja se perguntando qual a grande vantagem da avaliação comportamental se podemos descobrir esses mesmos pontos apenas analisando os dados do mercado. O que a torna essencial é que nos mostra uma perspectiva muito mais assertiva do que queremos.

Uma das principais dificuldades que encontramos quando vamos investir é a grande quantidade de informações e dados que, muitas vezes, até mesmo nos atrapalham mais do que ajudam.

Desse modo, a avaliação vai agir como uma peneira, separando apenas o que é estritamente essencial para os seus investimentos em questão.

Ao realizar essa triagem, não encurtamos apenas o tempo de análise, como também desenvolvemos estratégias muito mais direcionadas, melhorando cada vez mais nossas escolhas!

A Avaliação Comportamental e o momento de investir

Outra vantagem muito bem vinda com a qual a avaliação comportamental nos beneficia é com os fatores de alteração do comportamento.

De forma resumida, podemos entender que existem alguns fatores principais que moldam a forma como respondemos a alguns estímulos. Esses fatores são importantes porque nos remetem às melhores maneiras de realizar as escolhas.

Vamos detalhar os dois principais para que compreenda como eles funcionam na prática.

Mas antes, deixamos como dica o blog do ZMOT Institute, onde poderá aprender mais sobre a avaliação comportamental e diversos outros segmentos do comportamento humano!

Respostas Psicológicas

As respostas psicológicas são uma vertente do comportamento que nos mostra como uma perspectiva influencia em uma escolha. 

Para compreender, pense em uma pessoa que acabou de ser promovida em seu emprego, para comemorar foi até um restaurante em que o garçom acidentalmente derrubou um pouco de vinho em sua roupa. Por estar em um estado de felicidade, a resposta a essa ação provavelmente será mais positiva.

Agora, se aplicarmos a mesma história em uma perspectiva na qual a pessoa havia sido demitida, é capaz do acidente irritá-la ainda mais.

Quando investimos algo muito similar acontece, de modo que a maneira como estamos emocionalmente interfere em nossas escolhas. E ao conhecer esse fato e analisar criticamente suas respostas psicológicas, somos capazes de fugir de maus investimentos.

Tendências Sociais

Sabe aquele ditado popular de dizer que alguém é “Maria vai com as outras”? É exatamente sobre isso que esse viés da avaliação comportamental nos alerta.

O mercado é um ambiente muito instável e que pode ser facilmente maquiado para parecer o que não é. Assim, não basta confiar no que os outros dizem ou fazem.

Ao compreender as estratégias do seu nicho e entender como o seu mercado se altera, ou seja, compreender o comportamento do seu mercado, você será capaz de prever com mais precisão as instabilidades e não se deixar levar por possibilidades incertas.

Conclusão

A Avaliação Comportamental é uma estratégia mais do que bem vinda para quem deseja compreender o seu mercado e usufruir o máximo possível dele.

Se aprofunde nas questões do comportamento para que possa entender mais precisamente o que seu mercado tem a oferecer de melhor!

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content