terça, 17 de maio de 2022
Finanças comportamentaisCOLUNA

Finanças comportamentais

Rodrigo Wiethorn

Especialista em comportamento do consumidor e marketing digital.

Como as OKRs ajudam os seus investimentos a crescerem?

OKR é a sigla para 'Objectives and Key Results', ou simplesmente Objetivos e Resultados Chave

04 maio 2022 - 12h15
Como as OKRs ajudam os seus investimentos a crescerem?

A organização é um ponto crucial para quem deseja investir. Saber com exatidão quais são seus objetivos e onde deseja chegar é a forma mais inteligente de manter suas ações seguras e controladas.

Para isso existem inúmeras técnicas no mercado, que vão desde aplicativos de organização, como o ClickUp, aos tradicionais cadernos e agendas. Entretanto, a estratégia que melhor te ajuda a manter esse controle são as OKRs (Objectives and Key Results — objetivos e resultados-chave).

Com elas, você conseguirá estabelecer e metrificar seus objetivos, dividindo-os por períodos de tempo, e assim organizar melhor seu dia a dia de investimentos.

Venha aprender tudo o que precisa sobre o assunto neste conteúdo!

O que são OKRs?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou simplesmente Objetivos e Resultados Chave. Sua tradução já deixa clara as intenções dessa técnica de gerenciamento e organização, que nada mais é do que estabelecer suas metas.

A grande maravilha das OKRs é que elas são muito flexíveis e mutáveis, adaptando-se de acordo com suas necessidades pessoais. 

Elas funcionam com o estabelecimento de alguns objetivos principais, que serão construídos durante o período de tempo determinado para a sua OKR. Esse período pode ser trimestral, semestral, anual, ou o que achar mais vantajoso para a sua organização.

Cada OKR será dividida em resultados-chave, ou seja, em outras KRs, as quais vão mostrar indicadores para calcular se o seu grande objetivo está ou não sendo atingido. O funcionamento é o seguinte, para um investidor que deseja entrar em um novo segmento de mercado:

OKR: 
- Me tornar expert em finanças comportamentais
KRs: 
- Ler 20 conteúdos do SpaceMoney sobre Finanças comportamentais
- Fazer 2 cursos de finanças comportamentais
- Ler 3 livros sobre finanças comportamentais

Perceba que as KRs traçam um caminho para atingir a sua OKR. Assim, é importante que seus resultados chave sejam fáceis de metrificar. 

Semanalmente você pode acompanhar suas OKRs e atualizar o andamento das KRs para saber quão próximo do seu objetivo você está. Esse acompanhamento é importante porque apenas assim você saberá se está tomando as decisões certas e se escolheu os melhores objetivos.

Para esse processo, indicamos que crie uma planilha no Google Sheets e coloque suas OKRs lá para conseguir fazer o acompanhamento semanal.

Por que usar OKRs nos investimentos?

Quais são seus objetivos? Onde quer chegar com seus investimentos até o fim do ano?

Tenho certeza que você sabe as respostas destas perguntas, então por que não facilitar o caminho até elas com as OKRs?

Elas funcionam literalmente como um passo a passo, um guia do que deve ou não fazer para alcançar o que deseja. 

Não apenas para pensar no futuro, as OKRs também servem para analisar o passado. A partir do momento que começar esse seu registo de objetivos, poderá analisar suas decisões e aplicações passadas para saber se fez ou não bons investimentos. Ou seja, para além de se manter organizado, as OKRs também te ajudam a fazer melhores escolhas no futuro!

Conclusão

Usufruir das OKRs é um dica que damos a todos, independente do ramo de atuação. Seja para finanças, investimentos, vida pessoal ou trabalho, os Objectives and Key Results são úteis em todas as situações.

Traga essa estratégia de gerenciamento para o seu dia a dia e colha os frutos de ser uma pessoa mais organizada e ciente do que deve fazer para chegar até o sucesso!

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

 

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content