quinta, 25 de abril de 2024
Finanças comportamentaisCOLUNA

Finanças comportamentais

Rodrigo Wiethorn

Especialista em comportamento do consumidor e marketing digital.

Aversão à Perda: como o medo influencia seus investimentos?

Saiba mais sobre um dos muitos vieses comportamentais que nos guiam em momentos de decisão

17 março 2022 - 12h40
Aversão à Perda: como o medo influencia seus investimentos?

Por mais que tentemos sempre pensar da maneira mais racional possível, a prática está muito longe disso.

Cerca de 70% de todas as decisões que fazemos diariamente são movidas pelas emoções. E, entre elas, as que mais fazem diferença quando estamos diante de uma escolha são os sentimentos de ganho e perda.

Ninguém gosta de perder, isso é um fato! Mas até onde essa Aversão à Perda pode influenciar os seus investimentos? 

A resposta é bastante, e por isso vamos te mostrar em detalhes como esse gatilho mental pode prejudicar suas escolhas ou vir a ser bem utilizado na hora de investir! Boa leitura!

O que é a Aversão à Perda?

A Aversão à Perda é um muitos vieses comportamentais que nos guiam nos momentos de decisão. Ela faz com que prestemos muito mais atenção em algo que vai ser perdido do que no que será ganho, podendo aumentar alguns riscos nos momentos de investir.

Vemos essa aversão em nosso dia a dia, como quando promoções relâmpago chegam até nós e consumimos não porque precisamos do produto ou serviço, mas para não perder aquela chance limitada.

Esse medo constante que temos de perder, seja oportunidade, dinheiro, ou o que for, sempre esteve presente em nosso modo de agir. Entretanto, ele só foi descoberto como um viés comportamental em meados dos anos 1970 pelos psicólogos Amos Tversky e Daniel Kahneman.

Eles realizaram um experimento no qual pediam a seus entrevistados para escolherem entre as seguintes alternativas, partindo de um valor de $1.000,00.

a. Uma vitória certa de $250
b. Uma chance de 25% de ganhar $1.000 e uma chance de 75% de não ganhar nada

Na sequência, a pergunta feita era:

c. Uma perda certa de $750
d. Uma chance de 75% de perder $1.000 e uma chance de 25% de não perder nada

Por mais que, matematicamente falando, as alternativas A e C, bem como B e D, sejam idênticas, as escolhas mais feitas foram as alternativas A para a primeira pergunta e D para a segunda.

Isso nos mostra que uma possível percepção de perda nos faz arriscar muito mais, e nem sempre é a melhor opção. 

Desse modo, pense em como esse viés comportamental de Aversão à Perda pode influenciar seus investimentos. Infelizmente não há como fugir desse medo constante, é algo que já nascemos com, mas há modos de driblar a aversão e garantir sempre a decisão mais certeira!

Como evitar a Aversão à Perda?

Não há segredo para evitar a Aversão à Perda, basta ter atenção.

Isso parece algo de praxe para se ter quando estamos investindo, mas nem sempre prestamos tanta atenção quanto achamos na hora de escolher. Por isso, siga essas boas práticas:

  • Colete o máximo de informações possíveis! Se manter sempre informado é a chave para conseguir diferenciar as boas e más escolhas.
  • Reavalie o seu portfólio. O trabalho de investir não termina quando uma ação é comprada, mas precisa ser sempre revisitado. Desse modo, confira seus investimentos passados, veja sua rentabilidade e pense se faria o mesmo investimento hoje. Isso vai te treinar para escolhas futuras.
  • Fique atento ao seu grau de ansiedade com seus investimentos. Nem sempre estar ativo 100% do tempo é bom. Por mais clichê que pareça, ter uma mente descansada é um dos fatores primordiais para evitar perdas.
  • Estabeleça estratégias para investir e se mantenha firme nelas. Ter um plano de ação faz com que você diminua os riscos e controle melhor os problemas que possam vir a surgir
  • Diversifique seus investimentos. Isso vai te ajudar a se manter seguro, estável e diminuir sua ansiedade de investir.
  • Fuja de decisões feitas sob pressão, normalmente elas dão errado! Sempre que precisar fazer uma escolha, tenha certeza de ter analisado todos os seus dados para que ela seja o mais certeira possível.

Conclusão

A Aversão à Perda é algo que lidamos diariamente em todos os aspectos de nossa vida. Mas quando se trata de investir, ela pode ser uma bela pedra no sapato!

Se mantenha atento às dicas que demos aqui, pois o primeiro passo para diminuir os riscos é saber que eles existem e entender como você reage a eles.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.