domingo, 14 de agosto de 2022
[OGF - VIP - SPACENOW DESKTOP - TESTE A/B - 22-6-2-22]
Finanças comportamentaisCOLUNA

Finanças comportamentais

Rodrigo Wiethorn

Especialista em comportamento do consumidor e marketing digital.

A Pesquisa Explicativa e os meus Investimentos!

Método busca as causas de uma ocorrência, esclarecendo as hipóteses que são levantadas no momento de investir

12 julho 2022 - 17h30

A pesquisa é uma das principais bases para quem deseja ser um bom investidor. Saber onde encontrar os dados corretos, e como analisá-los, é essencial para tomar as decisões corretas e progredir em seus negócios.

[E-BOOK - COMO INVESTIR 50K -  SQUARE DETALHE POST 300X 250]

Para te auxiliar em seu processo de pesquisa, preparamos uma série de conteúdos com as principais informações sobre o assunto. Como pesquisa, onde achar os dados e muito mais. Já iniciamos essa caminhada com um conteúdo sobre a Pesquisa Descritiva, mas hoje damos um passo além.

Você sabe o que é uma Pesquisa Explicativa e o que ela pode fazer por você?

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE POST 300X 250 - TESTE A/B - 22-6-2022]

Por ser a responsável por entender a causa e efeito das coisas, ela será a estratégia de estudo mais importante para que entenda os seus investimentos e os movimentos que eles fazem.

Neste conteúdo você vai aprender tudo o que precisa sobre o tema, para se tornar expert em pesquisar e compreender esse mundo dos investimentos! Boa leitura!

[HURST -  MODELO 3 - SQUARE DETALHE POST 300X 250]

O que é Pesquisa Explicativa?

O nome da Pesquisa Explicativa entrega muito do que ela é, uma metodologia que busca por explicações, ou seja, pelo porquê das coisas.

Se lembra da época da escola quando uma pergunta vinha seguida de um “justifique sua resposta?”. É exatamente isso que esse tipo de pesquisa busca responder. Por esse motivo, ela se torna ideal para questões como “por que meus investimentos não estão indo bem?” aparecem.

A Pesquisa Explicativa vai buscar as causas de uma ocorrência, esclarecendo as hipóteses que são levantadas no momento de investir.

Dessa maneira, é ela também a responsável por responder perguntas como “esse investimento será lucrativo?”. Por bucar pela raiz das coisas, suas motivações e suas justificativas, ela é a escolha ideal para verificar opções de investimento.

Por que preciso da Pesquisa Explicativa?

Por mais interessante que seja, nem sempre vemos a necessidade de nos aprofundarmos na Pesquisa Explicativa logo de cara. E é aqui que vou tentar te convencer a investir nela.

É claro que uma pesquisa bibliográfica extensa, ou a busca por dados, seriam suficientes para que você valide uma hipótese. Mas o que torna a Pesquisa Explicativa tão especial é que ela faz com que você ganhe tempo.

Ela utiliza sim de fontes bibliográficas e dados para chegar a uma conclusão. Mas sua metodologia faz com que você encontre as informações pertinentes de modo muito mais rápido e fácil.

Para que saiba como colocar ela em prática e verificar seus investimentos, vamos conhecer sua metodologia!

Como fazer a Pesquisa Explicativa?

Fazer uma Pesquisa Explicativa não é difícil, já que ela segue uma lógica bem simples de coleta e análise de dados.

O que a torna diferente são dois aspectos principais. O primeiro deles é a comparação de dados. 

A forma mais eficaz de se chegar a uma conclusão válida é comparando informações, especialmente de maneira visual. Assim, a Pesquisa Explicativa pede por ao menos duas fontes de dados para que se chegue a um consenso, evitando cair em coincidências.

Organizar tais informações em gráficos ajuda a tornar as coisas mais simples de serem interpretadas.

O segundo diferencial da Pesquisa Explicativa é a lógica dedutiva. Essa metodologia vai nos dizer que, às vezes, confiar em nossos instintos é mais do que bem vindo.

A lógica dedutiva se organiza na ideia de que devemos usar de nossos conhecimentos acumulados para reparar em prováveis coincidências e desconfiar delas. Ou seja, se você está pesquisando um investimento, e tem a impressão de que os dados coletados contam uma história pouco confiável, é o momento de usar outra metodologia para comprovar essa hipótese e não fazer escolhas erradas.

É por esse motivo, também, que se torna tão importante o uso de diversas metodologias de pesquisa simultâneas, como é o caso da Pesquisa Explicativa e da Pesquisa Descritiva.

Conclusão

Ao entender e colocar em prática as diretrizes da Pesquisa Explicativa, você conseguirá entender melhor os seus investimentos e o seu mercado.

Além de ajudar a tomar decisões mais certeiras no presente, ela te ajuda a desenvolver uma lógica dedutiva cada vez mais aguçada para o futuro. E agora que sabe como, é hora de começar a desfrutar da Pesquisa Explicativa!

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: