sábado, 04 de dezembro de 2021
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

Reserva de emergência: o que é, como montar e quando utilizar a sua

Entre os fatores para montar sua reserva, você precisará de um objetivo bem estabelecido e uma meta bem definida

01 junho 2021 - 16h40
Reserva de emergência: o que é, como montar e quando utilizar a sua

Por mais tranquila que seja nossa vida financeira, estamos sujeitos a imprevistos que podem acabar comprometendo nossas finanças pessoais. Sabendo disso, montar uma reserva de emergência é essencial para manter o equilíbrio financeiro. De maneira simples, uma reserva de emergência é uma soma de dinheiro que está disponível com o único objetivo de ser utilizada quando for preciso arcar com gastos necessários que surgiram mas que estão fora do seu orçamento.

Em outro cenário, temos ainda a chamada reserva de oportunidade que pode ser utilizada também para aproveitar oportunidades que contribuem para o seu crescimento pessoal e profissional, por exemplo. Nesse sentido, é importante compreender esse conceito e saber diferenciar cada momento a fim de sustentar sua reserva de dinheiro e utilizá-la nos momentos ideais.

Suponhamos que você é uma pessoa organizada financeiramente, monta o seu planejamento mensal e faz o controle do seu dinheiro. Todavia, não possui uma reserva para imprevistos. No fim do mês, já no limite do seu orçamento, você é demitido do seu trabalho. Como você vai conseguir suprir suas necessidades básicas sem renda e sem uma reserva para emergências? Mesmo que no curto prazo você receba ainda algum dinheiro, as contas vêm e uma hora ou outra você terá gasto tudo o que ganhou.

Além disso, podemos considerar também momentos de oportunidade com a reserva de emergência. É crucial entender sua realidade e seus objetivos a fim de identificar qual é o momento certo para utilizá-la. Além desses, podemos aproveitar ainda a chance de garantir um curso importante que está com um valor super promocional, ou ainda a viagem dos sonhos que está por um preço imperdível. Lembrando que, a escolha depende muito da sua realidade financeira e objetivos de curto, médio e longo prazo. Afinal, uma reserva de emergência pode te livrar de grandes dívidas, como precisar recorrer a empréstimos. Então, ela não pode ser gasta de maneira impensada.

Antes de começar a guardar dinheiro para sua reserva financeira, é importante saber que a quantia ideal para poupar é o equivalente a, no mínimo, 6 vezes os seus gastos mensais com necessidades básicas. Então, se você gasta em média R$ 1.000 todos os meses com despesas essenciais (moradia, alimentação, transporte etc.), deve ter, pelo menos, R$ 6.000 guardados para imprevistos. Com o objetivo bem estabelecido e com a meta bem definida para guardar dinheiro, você precisa de:

Organização financeira

A organização financeira é crucial para quem deseja poupar uma graninha a mais. Sendo assim, organize-se para comprar o que é necessário e faça compras consciente do seu valor em seu orçamento e com um bom custo-benefício.

Planejamento financeiro

O planejamento consiste na definição de uma estratégia para utilizar melhor o seu dinheiro. Como pilar do planejamento, temos o orçamento; para defini-lo você precisa conhecer suas principais categorias de despesas e colocar um teto de gastos para cada uma delas. Lembre-se de considerar sua meta de poupança no seu orçamento.

Controle financeiro

Não adianta planejar as finanças e não acompanhá-las. Para entender como está indo e fazer as modificações necessárias quando for preciso, é de suma importância fazer o controle da entrada e saída de dinheiro.

Otimização da renda

Existem duas formas simples de otimizar sua renda: economizar dinheiro e ganhar mais dinheiro. Fazer listas de compras e pesquisas de preços são ótimas formas de economizar nas compras do dia a dia. 

No quesito ganhar dinheiro, temos diversas fontes de renda extra, como sites de cashback, produtos digitais e afiliados, além de sites de pesquisas e outros que podem contribuir para otimizar sua renda. 

Foco e disciplina

Essas são duas características essenciais que vão te ajudar a juntar dinheiro de forma mais eficiente. Pois, com elas, fica mais fácil cumprir com suas metas e seguir o seu planejamento.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content