quinta, 18 de abril de 2024
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

O que é cashback e como ganhar dinheiro de volta? Entenda!

As formas mais conhecidas de conseguir o cashback são utilizando extensões de plataformas em seu computador, utilizando apps que dão dinheiro de volta, programas de benefícios da própria empresa ou com o cartão de crédito que possui essa modalidade

13 maio 2022 - 12h51
O que é cashback e como ganhar dinheiro de volta? Entenda!

Cashback nada mais é do que dinheiro de volta. De maneira prática, ao fazer compras pela internet ou utilizar um cartão com cashback, você pode garantir parte do valor gasto de volta na sua conta. Isso é possível graças a parcerias entre empresas que querem fortalecer a divulgação da marca e fidelizar o seu cliente.

As formas mais conhecidas de conseguir o cashback são utilizando extensões de plataformas de cashback em seu computador, utilizando apps que dão dinheiro de volta, programas de benefícios da própria empresa ou com o cartão de crédito que possui essa modalidade. Entenda mais sobre cada uma dessas formas:

Plataformas de cashback

Ao se cadastrar em plataformas de cashback, como a Méliuz e a Ame, você garante parte do dinheiro gasto em compras realizadas em lojas parceiras. 

O percentual do cashback varia de acordo com a parceria feita entre as empresas e até mesmo o setor ou tipo de produto disponível para compra. Além disso, para ter esse valor de volta na conta, é preciso ativar o cashback antes da aquisição dos produtos ou serviços.

No caso da Méliuz, por exemplo, você pode ativar o benefício dentro do site ao escolher a loja parceira, e até mesmo conseguir um cupom de desconto pela plataforma. Outra maneira é utilizando uma extensão em seu computador que avisa quando o site de compra possui parceria, disponibilizando a possibilidade de ativação do cashback.

Então, se possui cadastro nessas plataformas ou deseja se cadastrar, lembre sempre de conferir essa ativação para ter um valor gasto de volta.

Apps que dão dinheiro de volta

Além dos aplicativos que foram feitos com a proposta de benefício do cashback, tem outros que dão dinheiro de volta ao realizar pagamentos, como é o caso de alguns apps de abastecimento de veículos e carteiras digitais. 

Por mais que a proposta inicial não seja garantir esse benefício, essa é uma forma que algumas empresas encontram de fidelizar os seus clientes. O aplicativo do PicPay e da Magazine Luiza são alguns exemplos de apps que dão dinheiro de volta.

Contudo, vale ressaltar que esse benefício, assim como no caso das plataformas, pode não se aplicar a todas as compras e não geralmente não possui um percentual de retorno fixo para todos os produtos.

Programas de benefícios

Esse modelo é semelhante à alternativa de apps de compras e carteiras digitais, por exemplo. Entretanto, algumas vezes pode existir um programa de pontos com possibilidade de conversão em cashback, seja em um app ou site das mais variadas instituições.

O C6 Bank, por exemplo, tem o programa Átomos, onde é possível acumular pontos em compras realizadas no crédito e no débito, e depois transformar esses pontos em dinheiro de volta.

Logo, é interessante ficar atento às possibilidades de programas de pontos e outros que permitem fazer trocas do benefício inicial por dinheiro.

Cartão de crédito com cashback

Atualmente é super comum encontrarmos cartões com benefícios extras inclusos, como o cashback, milhas, pontos e outros. Inclusive, até mesmo plataformas de cashback já disponibilizam cartões para os seus clientes.

Para pedir o seu cartão, na maioria das vezes, é preciso ter conta na instituição financeira que possui o benefício, ter o nome limpo e receber pelo menos um salário mínimo. A solicitação se dá pelo site da empresa ou aplicativo, variando de cada instituição. Mas, no geral, o processo costuma ser simples.

Para ganhar o dinheiro de volta basta utilizar o cartão de crédito, seja na loja física ou site. A diferença é que algumas empresas podem aumentar o valor ganho dependendo de onde a compra é realizada ou limitar o benefício a um gasto mínimo com a ferramenta.

Apesar de ser bom ganhar dinheiro de volta, tente sempre analisar se realmente precisa gastar inicialmente esse dinheiro. Afinal, se você não precisa de algo, o desconto é maior se não comprar nada.

Agora, se precisa de fato adquirir algo, ter parte do dinheiro de volta vai ser positivo para o seu orçamento. Sendo assim, aproveite as variadas formas de conseguir esse benefício!

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.