domingo, 26 de junho de 2022
[OGF - VIP - SPACENOW DESKTOP - TESTE A/B - 22-6-2-22]
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

Como fazer compras de maneira inteligente? [6 Dicas]

Realizar os nossos objetivos e sustentar nossas necessidades envolve diversos gastos. Por isso, saber como utilizar nosso dinheiro de forma inteligente é essencial

31 maio 2022 - 10h05
Como fazer compras de maneira inteligente? [6 Dicas]

Realizar os nossos objetivos e sustentar nossas necessidades envolve diversos gastos. Por isso, saber como utilizar nosso dinheiro de forma inteligente é essencial. Até porque, graças a isso conseguimos otimizar nossa renda, seja poupando ou recuperando parte do dinheiro gasto de volta, conseguindo assim comprar mais do que precisamos e desejamos. Quer saber como fazer compras de maneira inteligente? Confira 6 dicas importantes para colocar em prática:

Tenha uma lista de compras

Antes de ir às compras, analise o que realmente precisa ou deseja e crie uma lista de compras. Essa primeira dica já vai te ajudar a evitar gastos desnecessários, ou compras de itens que podem acabar sem utilização ou mesmo sendo desperdiçados, como no caso de alimentos.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE POST 300X 250 - TESTE A/B - 22-6-2022]

No caso de compras para o supermercado, é válido observar o que ainda possui e entender a quantidade que tem que comprar de itens frescos para evitar o desperdício. Já na lista de desejos em geral, organize em ordem de prioridade para que consiga priorizar o que é mais importante. 

Acompanhe preços

Com ajuda de um buscador de preços, você consegue saber o histórico de preços de um produto e ainda ativar alertas para ser avisado quando o mesmo atingir um valor esperado.  

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE POST 300X 250]

Então, agora que já criou a sua lista de compras, utilize a mesma para buscar os preços dos produtos e acompanhar. Frequentemente as empresas fazem ofertas, algumas possuem dias da semana promocionais para determinados setores, e lojas online costumam ter preços mais atrativos no meio da semana. Logo, fique atento, e verifique sua caixa de e-mails para saber se o seu produto atingiu o preço desejado por meio dos lembretes dos buscadores.

Compre online

Se parar para perceber, as lojas online geralmente oferecem preços melhores do que aqueles encontrados em lojas físicas. Isso se dá, muitas vezes, devido ao menor custo envolvido nas vendas pela internet.

O melhor de tudo é que existem diversas empresas conhecidas no mercado com site de vendas online. Ou seja, já garante uma confiança maior. No entanto, mesmo aquelas que não possuem lojas físicas, podem ser seguras também. 

Para conferir isso, vale observar a segurança do site olhando se possui o cadeado de segurança próximo à URL no navegador, colhendo feedbacks de pessoas que já fizeram a compra, olhando sua reputação no Reclame Aqui e observando a estrutura do site, entre outros.

Utilize um bom cartão de crédito

Um cartão de crédito pode oferecer tanto os benefícios disponibilizados pela instituição que emitiu a ferramenta quanto pela bandeira do cartão. Dentre os principais benefícios podemos ter: programa de pontos, cashback, e milhas; descontos em lojas; seguros; e muito mais.

Com isso, ao utilizar um bom cartão de crédito, você consegue ter muitas vantagens ao fazer suas compras. Portanto, vale a pena unir o útil ao agradável e garantir recompensas nos seus gastos cotidianos e planejados.

Participe de um programa de cashback

Existem alguns programas de cashback que possuem sites parceiros que oferecem essa vantagem e também as próprias lojas e operadoras de cartão que podem oferecer esse benefício.

Em síntese, ao fazer uma compra com o cashback ativo, é possível ter uma porcentagem do valor gasto de volta. Assim, você consegue recuperar parte desse dinheiro, podendo utilizá-lo para outras finalidades.

Multiplique seus benefícios

Não precisa escolher, por exemplo, o benefício do seu cartão de crédito ou o do programa de cashback. Ao comprar online, dá para garantir ambos os benefícios, e até mesmo outros, como no caso de participar de um programa de fidelidade da loja onde está efetuando a compra.

Para isso, basta comprar em um site que oferece o melhor preço, com ajuda de um buscador;  ativar o benefício de um programa de cashback; e efetuar a compra utilizando um bom cartão de crédito como forma de pagamento. Simples, concorda?

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

 

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content