sexta, 26 de abril de 2024
Fundos de investimentoCOLUNA

Fundos de investimento

Jorge Augusto Saab

Sócio da Amazônia Capital.

É possível investir com responsabilidade em ações no atual momento

Aproveitar boas oportunidades de preços para comprar ações de empresas sólidas e com modelos de negócio vencedores nos parece uma estratégia de investimento vencedora ao longo do tempo.

01 março 2021 - 18h27
É possível investir com responsabilidade em ações no atual momento

A história se repete: mais uma vez nós brasileiros estamos puxando os cabelos e dando longos suspiros enquanto lemos o desanimador noticiário político-econômico. 
Já estamos bem acostumados com isso, infelizmente, mas nessas horas as perguntas mais negativistas vêm mais claramente à tona. E se a dívida pública ficar insustentável? E se o Real se depreciar para 7,00, 8,00 ou 9,00 (em relação ao dólar)? E se a inflação disparar de novo? E se, e se, e se...?

Em seu livro "E se?", o autor Randall Munroe responde a perguntas absurdas de forma estritamente científica, baseado em dados, humor e ironia. Seguem dois exemplos divertidos do livro:

“E se você tentasse rebater uma bola de beisebol arremessada a 90% da velocidade da luz? A bola estaria se movimentando tão rapidamente que tudo o mais ficaria praticamente estático em relação à bola, inclusive as moléculas do ar e, por isso, os conceitos de aerodinâmica seriam inaplicáveis. Sendo assim, a bola entraria em colisão com as moléculas de ar de forma tão intensa que os átomos do ar entrariam em fusão com os átomos da bola."

“E se eu entrasse em uma piscina de armazenamento de combustível nuclear usado? Por quanto tempo eu ficaria seguro nadando na superfície da piscina? Considerando que você seja um nadador razoável, seria possível sobreviver entre dez e quarenta horas na água. Passado esse tempo, você apagaria devido à fadiga muscular e morreria afogado. Essa resposta é verdadeira também para uma piscina comum, ou seja, sem combustível nuclear no fundo. Para cada 7 centímetros de água, a radiação dos rejeitos nucleares é diminuída pela metade."

Investindo com responsabilidade

Diferentemente do livro, não podemos classificar todas as perguntas listadas no início deste artigo como absurdas ou inúteis. O país atravessa mais um período confuso, em que perguntas outrora ridículas se tornaram pertinentes - e é nesse terreno incerto que nos propomos a investir em ações.

Eu realmente acredito ser possível investir de forma responsável mesmo nesse ambiente. Aproveitar boas oportunidades de preços para comprar ações de empresas sólidas e com modelos de negócio vencedores nos parece uma estratégia de investimento vencedora ao longo do tempo. Empresas como Hapvida, Lojas Renner, Rede D’Or provavelmente sairão desta crise em uma posição competitiva ainda melhor do que entraram. Outras passam praticamente incólumes a ela, como a Eneva. São esses tipos de empresas que queremos ter em nossa carteira.

A cada grande crise e/ou momento difícil da economia, Warren Buffett sempre é questionado sobre os riscos de se investir em ações. Buffett frequentemente cita que a primeira ação que ele comprou na vida foi em 1942 logo após o ataque a Pearl Harbor! Além disso, Buffett também aproveitou para comprar mais durante o crash de 1987, após o 11 de setembro e, mais recentemente, durante a grande crise financeira de 2008. Certamente ele não é maluco e muito menos irresponsável. Para ele, independentemente das incertezas de curto prazo, é certo que as boas empresas e os ótimos modelos de negócio atravessarão as crises e as dificuldades. 

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.