quarta, 24 de abril de 2024
Política NacionalCOLUNA

Política Nacional

Humberto Mariano

Economista e Diretor AETQ de Fundo de Pensão Privado.

O que esperar do Congresso Nacional em 2021?

Agora que já conhecemos os novos presidentes da Câmara Federal e do Senado, podemos especular sobre os movimentos da política nacional para este ano

03 fevereiro 2021 - 15h30
O que esperar do Congresso Nacional em 2021?

“Novo comando, novas personalidades e os mesmos velhos problemas. O Congresso Nacional começa 2021 com agenda cheia e grandes expectativas da sociedade e dos agentes econômicos. Não pode mais se esconder sob a desculpa da pandemia. Ao  contrário,  é  sua responsabilidade, junto com os demais Poderes, impulsionar as medidas de enfrentamento e destravar a agenda do desenvolvimento.”

Conhecidos os novos presidentes da Câmara Federal e do Senado, já podemos especular sobre os movimentos da política nacional para este ano. Movimentos da política, que, por óbvio, repercutem em todas as áreas, em especial a da Economia, que costumamos tratar aqui. 

Antes de entrar nas expectativas, vamos olhar um pouco para o passado mais recente, quais sejam, os últimos doze meses, absolutamente  atípicos, não apenas no Brasil. Sem, naturalmente, discutir os amplos aspectos de uma questão  já  bastante discutida, racional  e irracionalmente. Interessa-nos, principalmente, a atuação do Congresso  e a participação dos presidentes das duas Casas Legislativas nesse período.

De Alcolumbre, pode-se repetir a frase do genial Sérgio Porto ou Stanislaw Ponte Preta: “de onde menos se espera, dali é  que não sai nada mesmo.” O insosso e invisível Presidente do Senado pouco fez e menos ainda falou. De positivo, pelo menos, não atrapalhou. Em outros tempos seria pouco, hoje é quase uma virtude. Se não fosse o apagão no Amapá e o vitorioso conluio com o Planalto para eleger seu sucessor, nós já teríamos  esquecido sua figura e seu nome há muito tempo.

Rodrigo Maia, foi o oposto. Na realidade, no meio político oficial, descontado Ciro Gomes em permanente  campanha, Maia personificou a única oposição visível e viável às propostas, às vezes inconsequentes, do Executivo. Sua liderança, como ocorreu na Reforma da Previdência em 2019, favoreceu consensos menos extremistas das duas pontas e barrou a pauta de costumes, tão a gosto de parte do eleitorado bolsonarista. Ele ia até bem, até que foi mordido pela mosca azul.

Paralisou a Câmara,  quando dispunha de todos os meios para fazê-la funcionar de  maneira remota. Se é verdade que esse Governo nunca teve, ou definiu, prioridades, também é verdade que Rodrigo Maia tinha pauta própria, vinculada, naturalmente,  ao seu futuro político. Como,  tal como o Governo, sabia que não tinha votos para aprovar sua pauta, optou pela oposição retórica e ineficaz contra um Presidente  cujos seguidores não costumam ouvir opiniões contrárias, especialmente se revestidas de alguma racionalidade.  O resultado foi o pior possível para Maia: perdeu o baixo clero, perdeu seu partido e perdeu a eleição da Mesa. Vai lutar pela sua recondução à  Câmara em 2022. Pouco para quem sonhava com o Planalto. Azar dos “farialimers”.

Agenda econômica como prioridade

Agora é hora de falar do presente e do futuro. Já estão na Câmara os principais projetos da agenda econômica. As três PECs (a Emergencial, a do Pacto  Federativo  e a de Revisão  dos Fundos), as duas reformas (tributária  e  administrativa), os marcos regulatórios de quatro setores importantes e, por fim, o Orçamento Anual  — este último absolutamente urgente para fazer andar a máquina estatal — formam uma agenda robusta e ambiciosa, que demandará  esforços e negociações intensas entre os Poderes e os partidos. O Governo, livre do risco com as dezenas de pedidos de impeachment, não tem mais a desculpa de travar na pauta e vai ter que dizer o que quer discutir e negociar logo após  a aprovação do Orçamento.

Mesmo a urgência de aprovação do Orçamento será desafiada pela discussão do programa social, que viria a suprir o fim do auxílio emergencial. Mantém-se a anemia da retomada econômica enquanto não houver vacinas para todos. Mantém-se a ojeriza a novos impostos e persistem as pressões sobre a dívida pública e a inflação, conforme já admitido pelo Banco Central. 

Não vai dar para tocar a agenda moralista, a agenda da reeleição e a agenda econômica ao mesmo tempo. A conta do Centrão não costuma tardar, Biden não pensa em olhar para outro pedaço do Brasil que não seja a Amazônia  e os chineses – ora os chineses –, nem mesmo Eduardo Bolsonaro e Ernesto Araújo sabem como vão se comportar. Para aumentar a preocupação do Planalto, o novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, parece menos servil e indolente que David Alcolumbre. Pode querer mostrar serviço. 
E Arthur Lira? Tanto pode ser um Severino Cavalcanti  ou um Inocêncio de Oliveira. Uma coisa é  certa: Ulysses Guimarães ele não será. E ainda terá que lidar com dois processos por corrupção no STF e um na Justiça de Alagoas movida pela ex-mulher.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Leia outros artigos de Humberto Mariano