quinta, 28 de março de 2024
Jornada ProfissionalCOLUNA

Jornada Profissional

Fernando dos Reis

Gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos com foco no desenvolvimento de carreiras, gestão e negócios em multinacionais. Possui Mestrado em Materiais pelo IPEN / USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação em Professional and Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Mastercoach Integral Sistêmica pela Febracis.

Um passo pequeno é o suficiente para sua carreira

Ao olhar a sua transição de carreira, de hoje para o passado, você compreenderá que o seu resultado hoje pode ser reflexo de eventuais grandes passos

20 julho 2022 - 15h00
Um passo pequeno é o suficiente para sua carreira

Ao pensar no desenvolvimento de carreira criamos marcos de conquistas que são descritos como metas ou próximo passo para sua carreira. Neste momento, existe uma tendência em criar uma grande lacuna de onde estou hoje e a posição que desejo conquistar.

Se por um lado isso gera direção de onde devemos seguir, por outro cria um espaço tempo maior do que fica ao controle de nosso planejamento real. O resultado desse efeito é que entramos em um ciclo de deixarmos para amanhã. Isso ocorre não por procrastinamos, mas devido a surgir temas urgentes que são frequentemente passados à frente dos passos importantes ao desenvolvimento da carreira.

De urgência em urgência, nosso desenvolvimento e aprimoramento essencial para estarmos aptos ao próximo passo da carreira é adiado. No começo deixamos de realizar o que precisamos no dia, depois na semana e quando percebemos estamos a anos correndo atrás de urgências sem nunca nos priorizar.

O lado positivo é que esse cenário possui uma solução mais simples do que pensamos.

Para crescermos de forma acelerada precisamos dar um passo importante por dia na direção dos nossos objetivos. Precisamos apenas de um passo, e quando criamos o hábito deste passo diário compreendemos que nossa caminhada é formada de diversos pequenos passos dia após dia para conquistar o que desejamos.

Neste momento, eu te convido a olhar para sua carreira e lembrar-se que você é o único responsável pela GESTÃO DE SUA CARREIRA. Essa é uma responsabilidade que não pode ser terceirizada.

O seu aprimoramento, o seu crescimento não depende da empresa, não depende dos meios externos, e tão pouco das circunstâncias. O seu sucesso depende da forma que você decide responder a cada um destes estímulos
externos. Como você se posiciona é o reflexo do resultado obtido.

Não estou me referindo a extremos, mas sim a uma profunda reflexão sua e de suas ações. Da próxima vez que não for promovido, ao invés de se abater, quero te provocar a refletir quais são as atitudes que precisa alterar em seu comportamento.

Todas as respostas devem ser sua responsabilidade, assim você gera ações e novas ações criam novos resultados. Todos nós estamos em transição de carreira. Algumas pessoas estão em transição rumo a outro destino, seja empresa ou carreira, outras pessoas estão em busca de uma nova posição. A única, e muito perigosa, ação que não existe é a responsabilidade.

Ao olhar a sua transição de carreira, de hoje para o passado, você compreenderá que o seu resultado hoje pode ser reflexo de eventuais grandes passos. Por outro lado, perceberá que o seu resultado hoje é devido aos inúmeros pequenos passos que foram dados dia após dia.

E você, qual é o passo que decide dar hoje?

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.
 

___________________
Acompanhe Fernando dos Reis:
Site: www.jornadadinamica.com
Linkedin: www.linkedin.com/in/femoraisreis