quinta, 25 de abril de 2024
Jornada ProfissionalCOLUNA

Jornada Profissional

Fernando dos Reis

Gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos com foco no desenvolvimento de carreiras, gestão e negócios em multinacionais. Possui Mestrado em Materiais pelo IPEN / USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação em Professional and Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Mastercoach Integral Sistêmica pela Febracis.

A nova metanoia profissional

Cada vez mais próxima, a integração de alta tecnologia com uma sociedade centro-humanista exigirá aprender novamente antigos conceitos por uma nova ótica

28 julho 2022 - 14h08
A nova metanoia profissional

Metanoia é a mudança da essência do pensamento. Olhar esse tema é compreender que tudo acontece primeiro no mundo das idéias. Desta forma, o crescimento profissional que você ainda não alcançou, ou a meta que ainda não superou está associado aos limites e crenças do pensamento que ainda possui.

Quando o desenvolvimento profissional acontece desalinhado com a mudança de mentalidade o resultado é insatisfação pessoal e grande uso de energia para realizar atividades simples da nova função.

O crescimento profissional só será sustentável quando acompanhado do desenvolvimento e transbordo em todas as áreas. Como tudo sempre tende ao equilíbrio, qualquer um dos quatro pilares de sua vida (pessoal, relacionamento, profissional e qualidade de vida) que estiver machucado influenciará no desempenho das demais.

O princípio da nova sociedade que estamos criando, onde a tecnologia possui o foco em um ambiente centro-humanista, vem como desenvolvimento e contribuição para o equilíbrio nos quatro pilares. A nova mentalidade de Alta Performance que permeia a Sociedade 5.0 reverbera em todas as áreas de sua vida, e possui três premissas essenciais.

A primeira premissa é que independente do seu ambiente profissional ou de sua carreira o resultado final deve impactar no aumento significativo de sua qualidade de vida. Refletir sobre essa premissa tem um espectro mais amplo, afinal como podemos potencializar a qualidade de vida no ambiente de trabalho? Se passamos grande parte do nosso tempo em ambientes de trabalho, nada melhor do que pensarmos como melhorar essa premissa.

O segundo contexto é a inclusão. Como conseguimos criar pontes ao invés de muralhas? Eu acredito que essa resposta alcança e resolve todos os desafios que podemos encontrar em nossa jornada profissional. A discussão de inclusão em nosso dia está muito além de cotas ou grupos minoritários.

Obviamente que esses são degraus que ainda precisamos subir, mas precisamos encarar a inclusão em 360 graus. Desta forma olharemos a inclusão para discutir o acesso de todos a todos os benefícios e possíveis conquistas. Assim, Vernã Myers, VP de inclusão da Netflix define inclusão como: “Diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar!”.

Finalizamos a terceira premissa é a sustentabilidade. Não me refiro apenas às questões de impacto ambientais ou de reciclagem, mas penso em como otimizar os recursos para que possamos utilizá-los por mais tempo e com o gasto de menos energia.

Imagine que sustentabilidade em seu dia pode estar relacionado em fazer certo na primeira vez para não desperdiçar o recurso mais valioso que você possui, o seu tempo. Cada vez mais próxima, a integração de alta tecnologia com uma sociedade centro-humanista exigirá aprender novamente antigos conceitos por uma nova ótica.

Nas próximas semanas iremos conversar sobre os três pré-requisitos necessários para a metanoia profissional acontecer. Desta forma, ficaremos preparados para os novos desafios em nossas carreiras. Em novos tempos, e com novas demandas, precisamos ver novas perspectivas para criarmos novas soluções. Provavelmente, essa é a maior reciclagem que sua jornada profissional está prestes a começar.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

___________________

Acompanhe Fernando dos Reis nas seguintes páginas:

Site: www.jornadadinamica.com
Linkedin: www.linkedin.com/in/femoraisreis