sexta, 19 de abril de 2024
Comunicado

Vale (VALE3) diz que circulação de trens no complexo Mariana está regularizada

Medida ocorre após a Secretaria Regional do Trabalho (SRT) expedir um termo de "suspensão parcial" da interdição da unidade, próxima à barragem Xingu

30 setembro 2021 - 09h32Por Reuters

Por Reuters - A mineradora Vale (SA:VALE3) informou nesta quinta-feira a regularização da circulação de trens no complexo de Mariana, em Minas Gerais, após a Secretaria Regional do Trabalho (SRT) expedir um termo de "suspensão parcial" da interdição da unidade, próxima à barragem Xingu.

Segundo a Vale, a decisão deve permitir a operação regular da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) no Ramal Fábrica Nova.

Durante o período de interdição, anunciada em junho, a produção da usina de Timbopeba foi escoada através de trem não tripulado.

Além disso, disse a Vale, a desinterdição parcial permite o acesso à ponte rodoviária sobre o Rio Piracicaba.

"Ficam também liberados os acessos internos entre o site de Timbopeba e o site de Alegria", afirmou.

A Vale informa ainda que continuam suspensos o acesso de trabalhadores e a circulação de veículos na zona da inundação da barragem Xingu, "sendo permitido apenas, mediante rigoroso protocolo de segurança, o ingresso de pessoas que trabalham nas atividades de estabilização da estrutura".

A empresa destacou que a barragem Xingu permanece em nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), em que não há risco iminente de ruptura, seguindo inalteradas as condições de segurança da estrutura.

A Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem permanece evacuada, não havendo a presença permanente de pessoas na área.

Tags: Vale