quinta, 25 de abril de 2024
Prévia

Internacional: fique por dentro das principais notícias dos mercados desta segunda-feira (11)

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros hoje

11 outubro 2021 - 08h44Por Investing.com

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Os temores de um retorno da 'estagflação' - alta inflação e baixo crescimento - se espalham pelos mercados mundiais após um relatório de empregos decepcionante dos EUA e a contínua alta dos preços mundiais da energia - incluído o petróleo bruto, que atingiu um novo recorde de sete anos durante a noite.

O Banco da Inglaterra muda rapidamente para o modo de aumento das taxas.

A reforma tributária no Brasil deve ser fatiada para diminuir as resistências de aprovação.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na segunda-feira, 11 de outubro:

1. Os medos de estagflação aumentam

O mercado digere um relatório de emprego dos Estados Unidos que apontava para uma combinação de alta-inflação-baixo-crescimento no país para o curto prazo.

Em nota aos clientes no domingo, Goldman Sachs (NYSE:GS (SA:GSGI34) reduziu mais 0,1% a sua previsão de crescimento para este ano para 5,6%, e também cortou sua previsão de 2022 de 4,4% para 4%, por um “entrave de longa duração nos gastos com serviços sensíveis ao vírus”, juntamente com os efeitos de enfraquecimento do estímulo anterior.

O relatório de sexta-feira ficou bem aquém das expectativas, já que a economia dos EUA criou apenas 194.000 empregos no mês.

Os ganhos médios também aumentaram mais rapidamente do que o esperado.

O que chamou a atenção dos analistas foi principalmente o fracasso de mais pessoas - especialmente mulheres - em retornar ao mercado de trabalho, algo visto por muitos como um sinal de como as famílias lutam para superar a ruptura dos padrões de trabalho causada pela pandemia.

Ao todo, o relatório acertou em cheio as expectativas de um início de redução das compras de títulos pelo Federal Reserve em novembro.

2. As fatias da reforma tributária

A reforma tributária, defendida na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110 do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), deve ser fatiada em cinco etapas, uma vez que o conjunto completo deve enfrentar resistência no Congresso Nacional, especialmente no ano que vem, quando há eleições.

A PEC 110 reformula os tributos sobre o consumo e forma dois novos impostos, o federal, chamado Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e outro de Estados e municípios, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) subnacional.

Na teoria, a CBS reformula o PIS/Cofins, que tem como objetivo tornar a sua apuração mais simples e menos sujeita a disputas judiciais.

Enquanto as discussões sobre esses novos tributos caminham, o Imposto Seletivo (IS), que deve substituir o IPI, ainda está sendo preparado para incidir em produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, como cigarros, bebidas e combustíveis fósseis.

Apesar da mudança constar na PEC 110, ainda será necessário criar uma lei para o IS, de forma que haja uma transição entre IPI sem aumentar a carga tributária.

3. Mercado americano deve abrir em baixa

Os mercados de ações dos EUA devem abrir em baixa mais tarde, sob a pressão da desaceleração do crescimento combinada com o aumento dos preços visíveis em um conjunto cada vez mais amplo de mercados.

As negociações podem ser moderadas pela calmaria antes da tempestade da temporada de lucros do terceiro trimestre e pelo feriado do Dia de Colombo, que manterá o mercado à vista para os títulos do Tesouro fechado.

Às 8:08, os futuros da Down Jones recuavam 0,35%, enquanto os da S&P 500 e os da Nasdaq 100 caíam 0,51% e 0,74%, respectivamente. 

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem Hasbro (NASDAQ:HAS)  (SA:H1AS34), cujo CEO disse que tiraria licença prolongada devido a uma doença, e Southwest Airlines (NYSE:LUV) (SA:S1OU34), após o outro fim de semana repleto de cancelamentos de voos.

Emerson Electric (NYSE:EMR) (SA:E1MR34) também pode ficar sob pressão após um relatório de que pode desmembrar seu negócio de software industrial em uma joint venture com a Aspen Technology (NASDAQ:AZPN).

4. Ganhos em libras à medida que o Banco da Inglaterra entra em modo de alta

O relatório de empregos dos EUA pode ter feito pouco para esclarecer quando o Fed deve aumentar as taxas de juros, mas, do outro lado do Atlântico, tudo começa a parecer muito mais claro.

Dois altos funcionários do Banco da Inglaterra sinalizaram um aumento iminente nas taxas em entrevistas no fim de semana: Michael Saunders, que disse que as famílias deveriam se preparar para aumentos de taxas "significativamente mais cedo", e o governador Andrew Bailey, que expressou preocupação sobre como as expectativas de inflação começaram a subir.

Isso apesar das expectativas generalizadas de que a economia desacelerará drasticamente nos últimos meses do ano devido aos preços mais altos da energia e cortes de benefícios que reduzem a renda disponível das famílias.

Tal conversa impulsionou a libra esterlina contra o dólar e o euro no início do pregão em Londres.

5. O petróleo atinge o novo máximo de sete anos na cobertura de estagflação

Os preços do petróleo bruto dispararam para novas máximas de sete anos, à medida que a escassez de oferta localizada em uma série de bolsões do mercado global de energia foi intensificada por investidores que buscam proteção contra a "estagflação", numa aposta em preços ainda mais altos.

As posições especulativas longas líquidas em petróleo bruto atingiram seu nível mais alto em oito semanas, de acordo com os dados da CFTC divulgados na sexta-feira.

Houve ainda mais notícias ruins do lado da oferta no fim de semana, quando as enchentes atingiram uma grande parte do cinturão de carvão da China, e prejudicaram a produção em uma série de minas importantes, com pressão aos mercados spot para combustíveis alternativos.

As autoridades já aumentaram os preços oficiais da eletricidade para os consumidores industriais em um esforço para aliviar a pressão econômica sobre as empresas de serviços públicos sem dinheiro.

Às 8h15, os futuros do Brent subiram 2,56%, a US$ 84,50 o barril.

Em outro lugar, o embaixador da Rússia na UE disse ao Financial Times que a escassez de gás na Europa poderia ser resolvida facilmente se o bloco parasse para ver a Rússia como um "parceiro" em vez de um "adversário".