quarta, 17 de abril de 2024
Prévia

Internacional: fique por dentro das principais notícias dos mercados desta quarta-feira (6)

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros hoje

06 outubro 2021 - 09h18Por Investing.com

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Arthur Lira tenta negociar um novo formato na cobrança de ICMS sobre o combustível.

Na Europa, os preços da energia alimentam as preocupações com a inflação e, como consequência, com o aumento das taxas de juros e a queda dos mercados de ações.

O padrão foi estabelecido na Europa durante a noite e deve continuar quando os mercados dos EUA abrirem.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na quarta-feira. 6 de outubro:

1. Preço dos combustíveis

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) negocia um novo projeto para alterar a base de cálculo do ICMS sobre o combustível.

Hoje, os estados levam em consideração a média de preços dos últimos 15 dias para decidir o valor do imposto, mas Lira defende que o imposto incida sobre a média dos últimos dois anos.

A medida reduziria o preço da gasolina em 8,00%, enquanto o álcool e o diesel cairiam 7,00% e 3,70%, respectivamente, segundo o presidente da Câmara.

Com esse novo formato, oscilações pontuais do mercado internacional de petróleo e do dólar afetariam menos o valor do imposto. A mudança também traria maior regularidade às arrecadações dos estados.

O projeto deve enfrentar resistências dos estados e municípios, segundo O Globo. A Consefaz, que reúne secretários estaduais de Fazenda, se posiciona contra a medida, assim como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que alega que a medida retira recursos dos locais.

2. Preocupações com a inflação na Europa

As preocupações com a estagflação atingiram os mercados de ações e títulos europeus da noite para o dia, à medida que os preços do gás natural e a energia marcavam novas altas.

O rendimento do título de referência alemão de dez anos subiu para até -0,16%, o maior desde maio, enquanto seu equivalente do Reino Unido subiu para 1,13%, o maior em mais de dois anos.

Os preços do gás natural no Reino Unido atingiram um novo recorde histórico de 97 euros por megawatt-hora, já que a disputa pelo fornecimento de energia no início da temporada de aquecimento do hemisfério norte não mostrou sinais de diminuição.

A economia, por sua vez, mostrou sinais de desaceleração acentuada, com pedidos de manufatura da Alemanha numa queda de 7,7% no mês de agosto, em grande parte devido ao principal setor automotivo.

A Rússia continua à espera da aprovação regulatória europeia para iniciar o fluxo de gás através do novo gasoduto Nord Stream 2 e um porta-voz do Kremlin mais uma vez culpou os legisladores europeus pela escassez.

Os rendimentos do Tesouro também avançaram nos EUA em meio à incerteza sobre o teto da dívida e temores de que os preços globais de energia mais altos também passem para a inflação dos EUA através do canal de transmissão de Gás Natural.

A demanda europeia e chinesa por exportações de gás natural liquefeito continua a causar estragos nos preços de referência dos EUA, que aumentaram mais 0,9% durante a noite para US $ 6,369 por milhão de Btu. Eles agora mais do que triplicaram no ano passado.

3. Ações devem desistir dos ganhos de terça-feira na abertura

Os estoques dos EUA devem cair novamente na abertura, sob nova pressão da alta dos preços da energia. O rendimento do Tesouro de referência de dez anos subiu para até 1,5% durante a noite, antes de se estabilizar um pouco mais baixo em 1,54% às 6h15 ET.

Os futuros do Dow Jones caíram 0,97%. Os futuros do S&P 500 também caíram 1,12%, em reversão a todos os ganhos da sessão anterior, e os futuros do Nasdaq 100 caíram 1,26%.

As ações que provavelmente estarão em foco incluem o Facebook (NASDAQ:B) (SA:FBOK34), que permanece sob pressão após comentários críticos de congressistas e mulheres na terça-feira em resposta ao testemunho da denunciante Frances Haugen.

Também em foco estarão as ações da Warby Parker (NYSE:WRBY), que subiram fortemente em sua estreia no mercado na terça-feira. Brewer Constellation Brands informa os ganhos.

4. Aumento das taxas de juros em todo o mundo

O ciclo de aperto monetário global continuou durante a noite, após o Banco da Reserva da Nova Zelândia elevar a sua taxa básica em 25 pontos base para 0,5%, tendo citado pressões inflacionárias.

Islândia fez o mesmo, e aumentou sua taxa de referência de 1,25% para 1,50%.

Isso eleva as expectativas para Polônia, cujo banco nacional também está sob pressão para aumentar as taxas pela primeira vez desde a pandemia. O conselho de formulação de políticas polonês se reunirá na quarta-feira.

Hungria, Tcheca e Romênia endureceram a política nos últimos dias, enquanto o zloty polonês subiu 0,70% em relação ao euro em meio às expectativas de que o NBP seguirá o exemplo, apesar de sua óbvia relutância.

No espaço das criptomoedas, o Bitcoin se sustentou acima de $ 50.000, mas as moedas alternativas passaram a sofrer nova pressão.

5. O petróleo atinge novas altas, dados de inventário EIA em foco

Os preços do petróleo bruto atingiram novas altas, ainda apoiados pela percepção de que a OPEP e seus aliados deixarão o mundo com falta de combustível nos próximos meses, numa recusa a acelerar os aumentos de produção.

Essa percepção parece duradoura, apesar de um segundo aumento semanal consecutivo nos estoques de petróleo dos EUA, embora pequeno, de menos de 1 milhão de barris, de acordo com o American Petroleum Institute. Os dados do governo são divulgados às 11h30.

Às 08h37, os futuros de Brent subiam 1,19%, a $ 82,23 o barril.