quinta, 28 de março de 2024
FIIs

Alta da Selic não altera otimismo com fundos imobiliários, diz XP

Corretora enxerga os FIIs ainda com atratividade para investidores orientados ao longo prazo e entende que o prêmio de risco está em patamares saudáveis

24 setembro 2021 - 08h28Por Investing.com
 - Crédito: Kaique Rocha/Pexels

Por Ana Julia Mezzadri, da Investing.com - A elevação da taxa Selic para 6,25% pelo Copom na noite de quarta-feira (22), além da indicação de uma alta da mesma magnitude na próxima reunião, não altera a visão construtiva da XP Investimentos sobre os fundos imobiliários, segundo relatório.

“Enxergamos os fundos imobiliários ainda com atratividade para investidores orientados ao longo prazo. Além disso, entendemos que o prêmio de risco está em patamares saudáveis, dado os riscos da classe”, diz a corretora

O spread de 4,3 p.p. em relação à NTN-B 2035, acima da média de 1,6 p.p. desde 2018, reflete o cenário de incertezas envolvendo o risco fiscal e político, a crise hídrica e a inflação, que aumenta o prêmio de risco dos ativos em geral.

Além disso, a demanda por imóveis e o acesso a crédito imobiliário devem cair em resposta ao aumento de juros, o que tende a causar pressão no preço dos ativos.

Ainda assim, apesar do cenário desafiador, a XP acredita que os FIIs “continuam uma excelente alternativa para investidores que se interessam pelo mercado imobiliário e que buscam renda e valorização do seu patrimônio”.

Entre fatores que sustentam o otimismo, a corretora cita o fato de os títulos públicos de longo prazo, frequentemente usados como referência para medir a atratividade dos fundos imobiliários, já precificarem a alta nos juros.

A projeção da corretora é que a taxa de juros atinja 8% no final de 2021.