Economia norte-americana

Powell reforça mensagem sobre início do ciclo de corte de juros e mercado aposta em junho

Nesta quarta-feira (6), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que as quedas na taxa "realmente dependerão da trajetória da economia

6 MAR 2024 • POR Mari Galvão • 16h47
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve

Nesta quarta-feira (6), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que as próximas decisões sobre quando e em qual ritmo reduzir a taxa de juros serão baseadas exclusivamente em dados econômicos.

Os cortes nos juros “realmente dependerão da trajetória da economia. Nosso foco é o pleno emprego e a estabilidade de preços, e os dados afetam as perspectivas, e essas são as coisas que estaremos analisando”, indicou Powell.

Segundo Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, os dados de emprego do relatório Payroll e desemprego que serão divulgados no final da semana serão observados muito de perto pela autarquia. 

"No momento, as apostas para início do ciclo de corte estão concentradas na reunião de junho e o mercado está dividido com relação ao ritmo e tamanho dos cortes que serão realizados. Acredito que apenas mudanças de rota nos indicadores de inflação ou mercado de trabalho terão condições de alterar a atual postura dos membros do FOMC de não antecipar a data de início ou comentar sobre as características do próximo ciclo de afrouxamento da política monetária", destaca Igliori. 

 

 

Leia Também

Inflação

Inflação de abril reforça continuidade dos cortes de 0,25 p.p. na Selic, segundo economistas

10 MAI 2024 • 11h50
Economia

IPCA: inflação fica em 0,38% em abril, acima do esperado e do registrado em março, aponta IBGE

10 MAI 2024 • 09h04
Economia

DÓLAR HOJE - Reação ao corte de 0,25 p.p. na Selic, a taxa básica de juros brasileira

9 MAI 2024 • 17h05
Chuvas no RS

Governo aprova R$ 50 bilhões em medidas para atender emergências no Rio Grande do Sul

9 MAI 2024 • 15h52
Ver todas as notícias