Ações

Petrobras (PETR3)(PETR4): CADE tende a liberar estatal da venda de refinarias

A revisão proposta pela petroleira visa substituir medidas restritivas por remédios comportamentais, que incluem garantias de não discriminação de concorrentes e formação de preços de mercado

22 FEV 2024 • POR Redação SpaceMoney • 11h52
Arquivo/Agência Brasil

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está em processo de análise para revisar a obrigação da Petrobras (PETR3)(PETR4) de vender refinarias e ativos no mercado de distribuição e transporte de gás natural, informou o jornal Valor Econômico. 

A revisão proposta pela estatal visa substituir medidas restritivas por remédios comportamentais, que incluem garantias de não discriminação de concorrentes e formação de preços de mercado.

Essa revisão, discutida em negociações dinâmicas entre a Petrobras e o Cade, tem gerado preocupações sobre insegurança jurídica no setor, especialmente entre os investidores.

O Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) expressou essa preocupação, e destacou a falta de "enforcement" por parte do órgão nos acordos anteriores.

Os Termos de Compromisso de Cessação (TCCs) foram originalmente estabelecidos para encerrar investigações sobre a atuação da Petrobras nos mercados de refino e gás.

A possível revisão dos acordos reflete mudanças na estratégia da empresa e na política de preços.

Até o momento, procurada pelo Valor Econômico, a Petrobras não se pronunciou sobre o assunto, enquanto as discussões entre a estatal e o órgão antitruste estão em andamento.

As informações são do jornal Valor Econômico.

Leia Também

Ações recomendadas

CCR (CCRO3): com lucro 41% maior no 1T24, BTG Pactual recomenda compra na ação

11 MAI 2024 • 09h00
Balanços

Yduqs (YDUQ3) registra lucro de R$ 150,7 milhões no 1T24, leve alta de 0,8%

10 MAI 2024 • 18h37
Balanços

M.Dias Branco (MDIA3) mais que dobra lucro líquido do 1º tri de 2024, a R$ 154,9 milhões

10 MAI 2024 • 18h08
Ações

IBOVESPA HOJE - IPCA de abril; desoneração da folha de pagamentos; balanços, com Cemig (CMIG4)

10 MAI 2024 • 17h16
Ver todas as notícias