Criptoativos no esporte

São Paulo faz parceria com Socios.com e será o quarto clube do futebol brasileiro a lançar fan token

Data de lançamento ainda não foi revelada

6 OUT 2021 • POR Redação SpaceMoney • 12h00
Parceria entre São Paulo e Socios.com - Divulgação

Nesta quarta-feira (6), o São Paulo anunciou a parceria com a Socios.com, empresa especializada em criptoativos. Com isso, o Tricolor se tornará o quarto clube do futebol brasileiro a lançar seu token personalizado.

No Brasil, a empresa também possui contratos com: Atlético-MG, Corinthians e Flamengo. Já no exterior, a lista é muito maior, com cerca de 70 agremiações, entre elas: PSG, Atlético de Madrid, Milan, Inter de Milão, Barcelona e Juventus.

O tempo de contrato, como de costume, não foi revelado. No entanto, a Socios.com refere-se a parceria como "longa duração".

Em relação a valores, pelo menos no futebol brasileiro, os clubes têm direito a 50% de cada emissão de fan tokens, bem como uma comissão de 0,25% sobre cada transação desses tokens entre torcedores.

Espécie de criptoativo, os fan tokens já se mostraram uma ferramenta com grande potencial de captação de recursos para os times. Para se ter uma noção dessa potência, um levantamento do jornal britânico The Telegraph apontou que PSG, Juventus, Barcelona, Galatasaray e Manchester City arrecadaram, juntos, mais de R$1 bilhão com a venda de tokens desde que passaram a comercializar os ativos, em meados de junho de 2020.

Recentemente, a modalidade entrou no radar do futebol brasileiro. O exemplo mais recente é o do Corinthians, que aproveitou a semana de seu aniversário (2/09) para vender 850 mil tokens ($SCCP) em cerca de duas horas para torcedores de dentro e fora do país. Como cada ativo foi vendido por US$2 (R$11), a negociação gerou uma receita bruta de US$1,7 milhão (R$8,8 milhões). Esse montante foi dividido igualmente entre as partes (clube e plataforma que viabilizou as vendas), resultando em R$4,4 milhões para cada um.

Além de dinheiro, os criptos também fazem o papel de estimular o engajamento dos clubes com os torcedores, isso porque na maioria das vezes garantem aos seus proprietários a participação em algumas decisões internas, como escolha de uniformes e designers.

Como bônus, no caso do token do Corinthians, por exemplo, quem comprou teve o direito de escolher, por meio de votação, qual será o próximo ídolo a ingressar no 'hall da fama' Alvinegro.

*Com informações do Globoesporte.com

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias