
A tecnologia, de modo geral, facilitou a vida de todos. Na mesma medida, porém, ela fez com que o número de fraudes, spam, deep fakes, roubo de dados e outras ameaças cibernéticas crescesse significativamente.
A maioria de nós recebeu (e ainda recebe) chamadas de spam, com ofertas irrelevantes ou e-mails prometendo recompensas enormes em troca de um esforço mínimo. O fundador da HeyLocate, Vadym Tsiselski, não foi exceção.
Por isso, em 2020, ele decidiu que iria trabalhar com produtos que capacitasse os usuários comuns da Internet, fornecendo-lhes informações sobre indivíduos com base em um dado simples, como um número de telefone, e-mail, endereço, nome ou até mesmo um nome de usuário de rede social.
Afinal, um mundo digital transparente mantém todos mais seguros, especialmente as crianças. Foi essa visão que se tornou a força motriz por trás do seu novo projeto. Assim, por mais de um ano, Vadym pesquisou o setor e montou uma equipe de especialistas.
Ele então decidiu expandir para além das ferramentas de pesquisa e incorporar rastreadores de telefone e serviços de controle parental, já que ambos são cruciais para garantir a segurança online e offline.
A empresa começou fazendo parcerias com aplicativos de software já estabelecidos e que estavam ganhando a confiança dos usuários, e dominando seus respectivos setores. A equipe também considerou desenvolver um produto próprio para competir com marcas já existentes ou introduzir novas soluções que o mercado ainda não tinha oferecido.
A parceria com produtos existentes, porém, era estratégica. Até porque, a HeyLocate visava escalar por meio do bootstrapping, evitando os investimentos externos.
Esse movimento comercial calculado garantiu que a startup mantivesse uma excelente estabilidade e sustentabilidade, enquanto o crescimento poderia ocorrer de forma mais lenta.
Construindo uma base sólida
O primeiro passo foi desenvolver um site moderno, o heylocate.mobi, com análises detalhadas das principais soluções em várias categorias de serviços. Desde o início, a equipe, liderada pelo Diretor de Produtos e Editor-chefe, priorizou a qualidade do conteúdo.
Para conseguir isso, eles recrutaram profissionais e usuários comuns, entre eles as mães que usam esses serviços regularmente. Além disso, especialistas tanto em Android quanto em iOS foram contratados com o intuito de garantir avaliações abrangentes.
O fato é que a missão da HeyLocate é criar valor e aumentar a segurança das pessoas, e é isso o que a diferencia de ferramentas digitais semelhantes. Testar serviços e elaborar guias e análises informativas não é uma tarefa fácil, mas os benefícios a longo prazo fazem valer a pena.
E é através do feedback positivo, comentários e compartilhamentos nas redes sociais dos nossos leitores que temos a certeza que o projeto está caminhando na direção certa.
Crescendo com IA e influência de mercado
No início de 2023, o tráfego orgânico e pago combinado da HeyLocate ultrapassou 1 milhão de usuários por mês.
Esse marco permitiu o desenvolvimento de soluções orientadas por IA para ajudar os usuários a encontrar os melhores serviços, com base em seus dados demográficos e outros parâmetros, como sistema operacional, marca do dispositivo, operadora, etc.
Como resultado, a HeyLocate garantiu uma fatia substancial do mercado de rastreadores de celular e controle parental, acumulando feedbacks suficientes dos usuários a ponto de influenciar diretamente as decisões e melhorias do produto.
A equipe também decidiu desenvolver ferramentas gratuitas, para atender às necessidades de um público mais amplo.
Alguns serviços foram criados do zero, enquanto outros foram baseados em soluções já existentes, mas refinadas de acordo com a avaliação do usuário. Um exemplo é um Rastreador de Número de Telefone Gratuito.
Compartilhar esses recursos com a comunidade online era o que mais fazia sentido, dado o vasto banco de dados coletados, incluindo relatórios de spam.
Investigando ameaças à segurança digital
À medida que a equipe se aprofundava no setor, os profissionais ficaram impressionados com o tamanho da preocupação das pessoas com a segurança online.
Por isso, eles começaram a conduzir investigações independentes, uma das quais resultou no artigo Sextortion and AI Are a Potent Mixture Ready to Kill Our Kids.
Este artigo lança luz sobre as alarmantes ameaças online enfrentadas pelas crianças nos EUA e o papel chocante que a IA desempenha nesse cenário. Essas descobertas apenas reforçaram o compromisso da HeyLocate em descobrir e abordar situações críticas, que geralmente não são relatadas.
De olho no futuro
A HeyLocate.mobi possui planos ambiciosos pela frente, o que prova que o projeto está no caminho certo. A equipe planeja expandir suas ferramentas gratuitas e desenvolver novas soluções para atender às necessidades ainda não atendidas dos usuários.
Uma iniciativa futura, impulsionada pela demanda do usuário, é a adição de uma categoria de roubo de identidade ao site.
Olhando para trás na jornada da HeyLocate, fica claro que o sucesso está na intersecção das necessidades do público e das metas de negócios. Somente ao alinhar esses dois elementos um produto pode beneficiar todas as partes envolvidas.