sexta, 29 de março de 2024
SpaceNow

Ibovespa tem alta sutil de 0,4% com varejistas puxando ganhos; dólar opera em queda, a R$ 5,31

20 janeiro 2021 - 11h15Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta quarta-feira (20).

Por volta das 11h15, os ganhos eram de 0,44%, aos 121.169 pontos.

O dólar operava em baixa. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 0,62%, cotada a R$ 5,311.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 0,38% ↓

Shangai Composite (Chi): 0,47% ↑

Europa

DAX 30 (Ale): 0,72% ↑

FTSE 100 (Ing): 0,21% ↑

CAC 40 (Fra): 0,37% ↑ 

Nos EUA, os futuros operavam em campo positivo, apontando para ganhos até 1,10%.

Vacinação

A entrega das primeiras doses de uma das principais apostas do governo brasileiro para a vacinação da população foi adiada por um mês. A Fiocruz, responsável pela produção, no Brasil, do fármaco desenvolvido pela AstraZeneca informou que, devido a um atraso na chegada de insumos da China, a vacina será entregue apenas em março. Com o atraso, o Ministério da Saúde deverá diminuir o ritmo da campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciada no começo desta semana.

Nos EUA

A posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos anima as bolsas americanas e europeias nesta quarta-feira (20). A cerimônia, marcada para a tarde de hoje na capital americana, acontece apenas um dia após a futura secretária do Tesouro e ex-presidente do Fed, o banco central do país, Janet Yellen, defender um ambicioso pacote de gastos e auxílios à economia em discurso ao Congresso norte-americano.

Selic

Os investidores conhecerão, no início da noite de hoje (20), a nova decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) sobre a taxa de juros básica do Brasil, a Selic, que se encontra na mínima histórica de 2% ao ano. A expectativa do mercado é que, apesar do fim do forward guidance de juros estáveis, a Selic será mantida em seu patamar atual nesta e nas próximas reuniões.

Em Brasília

O possível impeachment de Jair Bolsonaro tornou-se tema até mesmo das conversas de membros de partidos da base de apoio do presidente. Segundo informações obtidas pela Folha de S. Paulo por meio de conversas com políticos, as sucessivas derrotas do governo na busca por uma vacina contra a Covid-19 motivaram congressistas do Centrão a considerarem a possibilidade de um processo contra Bolsonaro.

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa