sexta, 29 de março de 2024
SpaceNow

Ibovespa segue em alta, subindo 0,9%, aos 120 mil pontos; dólar operam em queda, a R$ 5,69

Veja os principais fatores que influenciam os mercados nesta quarta-feira (14)

14 abril 2021 - 16h01Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta quarta-feira (14).

Por volta das 16h00, os ganhos eram de 0,90%, aos 120.374 pontos.

O dólar operava em baixa. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 0,41%, cotada a R$ 5,693.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 0,44% ↓

Shanghai Composite (Chi): 0,60% ↑

Europa (encerrados)

DAX 30 (Ale): 0,17% ↓

FTSE 100 (Ing): 0,71% ↑

CAC 40 (Fra): 0,40% ↑

Estados Unidos

Dow Jones: 0,26% ↑

S&P 500: 0,34% ↓

Nasdaq: 1,19% ↓

Na Ásia

As ações de tecnologia chinesas dispararam após 12 empresas — entra elas Baidu, JD.com e Meituan — indicarem que aceitarão as leis antitruste implementadas no país. Como resultado, o setor tecnológico e as principais bolsas da China fecharam o dia em alta.

Na Europa

A produção industrial da Zona do Euro recuou 1% em fevereiro, na comparação com o mês anterior. A queda, divulgada pela Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia, reflete as medidas restritivas implementadas no período para tentar conter o avanço da Covid-19.

Nos EUA

O mercado norte-americano repercute hoje (14) a divulgação dos balanços de grandes bancos, como Wells Fargo, JP Morgan e Goldman Sachs. Além disso, os investidores aguardam novas declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, durante sua participação em um evento do Clube Econômico de Washington, por volta das 13h00.

CPI da Covid

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu fundir dois pedidos de CPIs da Covid-19 para que as investigações alcancem as ações da gestão federal no combate à pandemia e também o repasse de recursos federais para a área da saúde. A determinação marca um meio termo entre a proposta inicial e o desejo dos governistas.

Lula

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) inicia hoje (14) o julgamento sobre a manutenção da decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato. O veredito do caso também afetará a possível derrubada do julgamento que declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial em uma das condenações de Lula.

Em Brasília

Segundo informações do Valor Econômico, “já morreu” a ideia de criar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que retirasse despesas com a pandemia e obras do teto de gastos. A publicação diz ainda que é mais provável que Bolsonaro promova vetos parciais em emendas parlamentares para dar fim ao impasse do Orçamento 2021.

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa