quinta, 25 de abril de 2024
China

Ibovespa encerra o dia em alta puxado por alívio na guerra comercial e anúncio do BCE

12 setembro 2019 - 12h57Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta quinta-feira (12) com forte alta de 0,89%, totalizando 104.370,91 pontos.

Dólar

Na direção oposta, o dólar comercial encerrou o dia cotado a R$ 4,0592, o que representa queda de 0,111%. Algumas das notícias que explicaram as performances ao longo do dia são:

Notícias mais positivas entre EUA e China

A guerra comercial entre Estados Unidos e China parece estar tomando direções mais amenas. Na manhã de hoje, o presidente estadunidense, Donald Trump, disse que adiará o aumento das tarifas sobre as importações chinesas em duas semanas. Trump analisou o próprio gesto como um “ato de boa vontade”. O plano é aumentar as tarifas em 5% no valor de US$ 250 bilhões em importações da China. A definição foi adiada e, no meio tempo, o mercado aguarda uma reunião dos dois países, prevista para outubro. Pacote de estímulos do BCE Em iniciativa de reanimar a economia em um cenário de desaceleração na zona do euro, o Banco Central Europeu (BCE) reduziu a taxa de depósito em 0,5%. Além disso, a instituição também anunciou que passará a comprar ativos de euro a partir de novembro por tempo indeterminado.

Cenário Interno

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou na quarta-feira (11) que a reforma tributária só deve ter sua tramitação concluída no Congresso Nacional no primeiro semestre de 2020. Bezerra ainda disse que pretende se reunir ainda nesta quarta com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para saber os próximos passos a serem adotados pelo governo no tema.