quarta, 24 de abril de 2024
SpaceNow

Ibovespa opera com leves perdas de 0,2%; dólar também cai, cotado a R$ 5,30

30 novembro 2020 - 11h18Por Redação SpaceMoney
IbovespaIbovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em leve baixa durante o pregão desta segunda-feira (30). O dia hoje é de correção nos mercados após resultados positivos em cinco pregões consecutivos e alta de quase 18% no mês de novembro.

Por volta das 10h18, as perdas eram de 0,21%, aos 110.343 pontos.

O dólar operava em baixa. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 0,40%, cotada a R$ 5,303.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,79% ↓
  • Shangai Composite (Chi): 0,49% ↓

Europa

  • DAX 30 (Ale): 0,79% ↑
  • FTSE 100 (Ing): 0,24% ↓
  • CAC 40 (Fra): 0,01% ↓

Nos EUA, os futuros operavam mistos, apontando para perdas de até 0,44% e ganhos de 0,18%.

Coronavírus

Cidades por todo o país sofrem com o aumento na ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) e voltam a implementar medidas de distanciamento social e o mercado receia a adoção de novas restrições ao comércio às vésperas do Natal, um dos feriados mais importantes para o varejo brasileiro. Em São Paulo, por exemplo, o governador João Dória (PSDB) anuncia nesta segunda-feira (30) uma nova classificação para as regiões do estado de acordo com a velocidade da contaminação por covid-19 em cada local.

Nos EUA

A Moderna, uma das farmacêuticas trabalhando no desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus, pede que a FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, faça a liberação de seu fármaco e anima os investidores. Ainda hoje, o mercado conhecerá também dados sobre a  sondagem industrial do Federal Reserve, o banco central norte-americano, para outubro. 

Focus

Subiu, pela 16ª semana seguida, a previsão da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Economistas consultados pelo Banco Central (BC) para a nova edição do Boletim Focus, divulgada nesta segunda-feira (30), elevaram a estimativa para 3,54%, contra 3,45% na semana anterior, ainda abaixo da meta de 4% do BC para 2020. As previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) também subiram: o recuo na economia, que era de 4,55% na semana passada, passou para 4,5%.

Em Brasília

Com o fim do pleito municipal, as urnas confirmaram o fortalecimento de partidos de centro e centro-direita e o enfraquecimento de Jair Bolsonaro. Enquanto MDB, DEM e PSDB emplacaram prefeitos em 13 capitais, os três candidatos apoiados pelo presidente no segundo turno saíram derrotados. Ao longo deste semana, o Congresso deve se reunir para tratativas da reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Após o movimento, a expectativa do mercado é que a agenda de reformas econômicas seja retomada.

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa