quinta, 25 de abril de 2024
Ibovespa encerra em queda

Ibovespa sofre reviravolta e encerra o pregão em queda; dólar dispara

19 setembro 2019 - 14h54Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta na sessão dessa quinta-feira (19). Até o meio da tarde registrava ganhos de 0,58%. Entretanto, no fim do dia, o marcador viu seus números virarem e encerrou o pregão no vermelho. A queda foi de 0,18%, totalizando 104.339,16 pontos.

Dólar

Na direção oposta, o dólar comercial encerrou cotado a R$ 4,16, alta de 1,5%. As performances podem ser explicadas pelos principais acontecimentos do dia:

Guerra comercial volta ao foco

No fim da tarde, um jornal chinês divulgou que o sênior da Casa Branca afirmou que as tarifas estadunidenses sobre os produtos chineses devem chegar a 50% ou 100%. Também foi divulgado pela CNBC que o assessor de Trump disse que o país está preparado para uma verdadeira guerra comercial se não houver acordo.

Cenário interno

Copom e reforma tributária

Na noite de ontem (18), o Copom, assim como o Fed, nos EUA, anunciou corte na taxa básica de juros brasileira. A taxa Selic foi reduzida para 5,5%. Além desse acontecimento, a Câmara e o Senado podem criar comissão para unificar propostas sobre a reforma tributária.

Cenário externo

Petróleo

O mercado externo segue um pouco inquieto com relatos de que a Arábia Saudita pediu para comprar milhões de barris de petróleo do Iraque para garantir que o Reino cumpra seus compromissos com seus próprios clientes. Segundo a Investing.com, isso foi visto como uma negação das alegações das autoridades sauditas de que eles restaurariam rapidamente a produção para o nível que estava antes dos ataques às principais instalações de energia no fim de semana.