quinta, 28 de março de 2024
SpaceNow

Ibovespa cai 0,9% na esteira de exterior negativo; dólar avança, a R$ 5,35

30 novembro 2020 - 17h01Por Redação SpaceMoney
IbovespaIbovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em leve baixa durante o pregão desta segunda-feira (30). O dia hoje é de correção nos mercados após resultados positivos em cinco pregões consecutivos e alta de quase 18% no mês de novembro.

Por volta das 17h01, as perdas eram de 0,96%, aos 109.518 pontos.

O dólar operava em alta. A moeda norte-americana tinha valorização de 0,5%, cotada a R$ 5,351.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 0,79% ↓

Shangai Composite (Chi): 0,49% ↓

Europa (encerrados)

DAX 30 (Ale): 0,33% ↓

FTSE 100 (Ing): 1,59% ↓

CAC 40 (Fra): 1,42% ↓

Estados Unidos

Dow Jones: 0,97% ↓ 

S&P 500: 0,42% ↓

Nasdaq: 0,27% ↑

Coronavírus

Cidades por todo o país sofrem com o aumento na ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) e voltam a implementar medidas de distanciamento social e o mercado receia a adoção de novas restrições ao comércio às vésperas do Natal, um dos feriados mais importantes para o varejo brasileiro. Em São Paulo, por exemplo, o governador João Dória (PSDB) anuncia nesta segunda-feira (30) uma nova classificação para as regiões do estado de acordo com a velocidade da contaminação por covid-19 em cada local.

Nos EUA

A Moderna, uma das farmacêuticas trabalhando no desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus, pede que a FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, faça a liberação de seu fármaco e anima os investidores. Ainda hoje, o mercado conhecerá também dados sobre a  sondagem industrial do Federal Reserve, o banco central norte-americano, para outubro. 

Focus

Subiu, pela 16ª semana seguida, a previsão da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Economistas consultados pelo Banco Central (BC) para a nova edição do Boletim Focus, divulgada nesta segunda-feira (30), elevaram a estimativa para 3,54%, contra 3,45% na semana anterior, ainda abaixo da meta de 4% do BC para 2020. As previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) também subiram: o recuo na economia, que era de 4,55% na semana passada, passou para 4,5%.

Em Brasília

Com o fim do pleito municipal, as urnas confirmaram o fortalecimento de partidos de centro e centro-direita e o enfraquecimento de Jair Bolsonaro. Enquanto MDB, DEM e PSDB emplacaram prefeitos em 13 capitais, os três candidatos apoiados pelo presidente no segundo turno saíram derrotados. Ao longo deste semana, o Congresso deve se reunir para tratativas da reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Após o movimento, a expectativa do mercado é que a agenda de reformas econômicas seja retomada.

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa