sexta, 19 de abril de 2024
Cortes Fed

Copom e Fed reduzem juros; Ibovespa encerra com queda e dólar sobe; bolsas dos EUA e Europa sem rumo definido

18 setembro 2019 - 17h36Por Redação SpaceMoney
No início da noite desta quarta-feira (18), o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou a redução em 0,5% da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, fixando-a em 5,5% ao ano. Um pouco antes havia sido a vez de o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, a divulgar um corte de 0,25% na taxa básica de juros da maior economia do mundo, estabelecendo o intervalo de 1,75% a 2% ao ano. A flexibilização monetária nos dois países, representada pela redução dos juros, pode trazer impactos imediatos nos fluxos internacionais de capital. Reagindo apenas ao anúncio do Fed, que aconteceu antes de seu fechamento, o Ibovespa, principal índice acionário da B3, encerrou o pregão em queda de 0,08%, com 104.531,93 pontos. Já o dólar comercial terminou com valorização de 0,61%, cotado a R$ 4,10.

Bolsas sobem levemente nos EUA e estão sem rumo definido na Europa

Nos EUA, às 16h54, o índice Dow 30, de indústrias, subia 0,12%, enquanto o S&P 500, com as mais negociadas na bolsa de Nova York, operava com leve alta de 0,01%. Na Europa, o alemão DAX fechou em alta de 0,14%, enquanto o FTSE 100, de Londres, caiu 0,09%. Outros acontecimentos que influenciaram o Ibovespa e outras bolsas ao longo do dia foram:

Cenário interno

O mercado pode se animar nos próximos dias, porque, segundo a Reuters, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na noite de ontem (17) que o governo deve descongelar até 14 bilhões de reais no fim da semana para aliviar o atual aperto sobre a máquina pública. Em sequência, Guedes também afirmou que o governo tentará montar um comitê junto ao Congresso Nacional para a reforma tributária, trabalhando com a Câmara dos Deputados no Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e com o Senado na parte de impostos seletivos. Nesta quarta-feria, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou os dados do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Os números mostram que o marcador caiu 0,28% na segunda prévia de setembro, deflação menor do que a vista no mesmo período de agosto (-0,68%). Além disso, na segunda prévia de setembro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) caiu 0,52%, ante retração de 1,11% no mesmo intervalo de agosto.

Reforma tributária

Hoje, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) apresentou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o  relatório sobre a proposta de reforma tributária (PEC 110/2019). Em razão de um pedido de vista, a votação da matéria foi adiada, mas a presidente do colegiado, senadora Simone Tebet (MDB-MS), adiantou que, no dia 2 de outubro, o texto deverá ser discutido e votado pela CCJ, já com sugestões feitas pelo governo.

Petróleo

A Arábia Saudita afirmou que vai restaurar até o final de setembro sua produção de petróleo perdida de 5,7 milhões de barris por dia (bpd). O país sofreu ataques às instalações petrolíferas no final de semana. Com a afirmação, o preço do petróleo recuou ao longo do dia.