terça, 23 de abril de 2024
Fique atento

Confira os assuntos que podem movimentar o mercado nesta sexta-feira (19)

PEC dos Precatórios, discursos de dirigentes do Fed e mais destaques

19 novembro 2021 - 08h00Por Redação SpaceMoney

Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:

Balanço das bolsas

O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira (18), renovando as mínimas em 12 meses. Investidores mantiveram à preocupação com o cenário fiscal do país, especialmente em relação à PEC dos Precatórios.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,52%, a 102.426 pontos. Com o resultado, a bolsa acumula queda de 1,04% no mês e de 13,94% no ano.

Nos Estados Unidos, as bolsas de Nova York fecharam mistas, em sessão marcada por oscilações, porém, com bons resultados corporativos e avanço do setor de tecnologia. Os índices S&P500 e Nasdaq renovaram os recordes de fechamento.

Na Europa, os índices encerraram a sessão em queda, influenciadas pela baixa nas ações ligadas à produção de commoditie e em meio às incertezas sobre oferta e demanda. O surto de COVID-19 no continente também pesou nas operações.

Por fim, na Ásia, os índices fecharam em queda nesta quinta-feira, seguindo as perdas em Wall Street e com investidores acompanhando atentamente ao avanço da pandemia e seu impacto na economia.

Dólar

O dólar fechou em alta ante ao real nesta quarta-feira, com o mercado preocupado com a situação fiscal do Brasil em meio ao andamento da PEC dos Precatórios no Congresso.

A moeda norte-americana subiu 0,80%, cotada a R$ 5,690. Com o resultado, o dólar acumula queda de 1,39% no mês e alta de 7,36% no ano.

Veja os assuntos mais importantes:

Federal Reserve

Após uma forte alta do CPI (indicador de inflação) nos Estados Unidos, o vice-presidente do Fed (banco central norte-americano), Richard Clarida, falará sobre a política monetária do país.

Monitor do PIB

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga às 8h (de Brasília) o Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) de setembro. Em agosto, o dado indicou retração de 1%.

PEC dos Precatórios

Refletindo na Ibovespa, os investidores estão preocupados com o cenário fiscal do Brasil em meio à tramitação da PEC dos Precatórios no Congresso.

Ainda não há data para o texto ser levado à votação.

*Com informações da Investing.com, Reuters, G1, Estadão e UOL