terça, 16 de abril de 2024
Fique atento

Confira os assuntos que podem influenciar o mercado nesta segunda-feira (6)

Bolsas repercutem dados de empregos nos EUA, tensão política afeta Ibovespa e mais destaques

06 setembro 2021 - 07h30Por Redação SpaceMoney

Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:

Balanço das bolsas

O Ibovespa fechou em leve queda na sexta-feira (3), fechando a semana em saldo negativo (-3,45%), diante de um ambiente conturbado no Brasil, devido à tensão política com as manifestações de 7 de setembro, incertezas fiscais, crise hídrica e preocupações com a inflação.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,14%, a 116.519,54 pontos. O volume financeiro da sessão somou R$ 26,7 bilhões.

As bolsas de Nova York fecharam sem direção única, com a Nasdaq registrando leve alta, renovando recorde histórico. O mercado operou durante todo o dia perto da estabilidade, diante da divulgação dos dados de emprego dos Estados Unidos (payroll), que influenciará na decisão do Federal Reserve (Fed).

Já na Europa, os principais índices fecharam em baixa, repercutindo dados que reforçam os sinais de desaceleração do crescimento do continente e acompanhando a falta de ímpeto nos mercados acionários de Nova York.

Na Ásia, as bolsas fecharam a sessão sem direção única, após investidores reagindo à notícia de que o primeiro-ministro japonês deixará o cargo em breve e dados fracos da atividade econômica chinesa.

Dólar

O dólar fechou estável na sexta-feira, após dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos reforçarem as chances de manutenção dos estímulos por mais algum tempo.

A moeda à vista teve leve alta de 0,03%, cotado a R$ 5,185 na venda. Nesta semana, o dólar somou perdas de 0,21% frente ao real, depois de registrar forte queda de 3,52% na anterior.

Veja os assuntos mais importantes:

Incertezas políticas

A próxima terça-feira (7), feriado da Independência do Brasil, poderá trazer instabilidade política e afetar o mercado ao longo da semana.

Estão previstas manifestações contra e pró governo Jair Bolsonaro (sem partido) e diferentes locais do país.

Nos últimos dias, Bolsonaro tem subido o tom e feito ameaças contra a democracia e o Superior Tribunal Federal (STF).

Boletim Focus

Como acontece toda segunda-feira, o Banco Central divulga hoje o Boletim Focus. O relatório apresenta as perspectivas e tendências do mercado financeiro sobre indicadores importantes para a economia, como a taxa básica de juros (Selic), a evolução do Produto Interno Bruto (PIB), inflação e câmbio.

Inflação no Brasil

Na quinta-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA, a inflação oficial do país.

O avanço nos preços interfere diretamente no mercado e guia a decisão sobre a taxa básica de juros, o que pode fazer com que investidores deixem de investir.

Variante delta da Covid-19

Conforme dito na última sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentará nesta semana as novas medidas de combate à variante delta da Covid-19.

A variante, identificada pela primeira vez na Índia, tem preocupado os investidores, trazendo ameaças aos crescimentos econômicos dos países.

Feriado nos Estados Unidos

As bolsas de Nova York não funcionarão nesta segunda-feira por conta do feriado do dia do trabalho nos Estados Unidos.

Amanhã é a vez do Brasil interromper as negociações da Bolsa e do dólar devido ao feriado de 7 de setembro.

*Com informações da Investing.com, Reuters, Estadão e UOL