terça, 23 de abril de 2024
Fique atento

Confira os assuntos que podem movimentar o mercado nesta quinta-feira (28)

Aumento da Selic, IGP-M, PIB dos EUA e mais destaques

28 outubro 2021 - 07h50Por Redação SpaceMoney

Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:

Balanço das bolsas

O Ibovespa fechou em leve queda nesta quarta-feira (27), com a cautela prevalecendo antes da decisão do Copom do Banco Central e o risco de um aumento mais forte na taxa básica de juros (Selic).

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,05%, aos 106.363,10 pontos. O volume financeiro foi de R$ 27,7 bilhões.

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam sem direção única, em dia marcado pelo menor fôlego com os balanços corporativos.

Na Europa, os índices encerraram a sessão em baixa em meio a balanços trimestrais mistos de empresas locais, além do apetite por risco menos acentuado em Nova York.

Por fim, na Ásia, as bolsas fecharam em baixa em meio a uma forte queda de ações de produtores de carvão negociadas na China e de empresas de tecnologia listadas em Hong Kong.

Dólar

O dólar fechou em queda ante ao real nesta quarta-feira, com os mercados aguardando pela decisão do Copom do Banco Central sobre a nova taxa básica de juros.

A moeda teve desvalorização de 0,30%, sendo vendida a R$ 5,5551. Com o desempenho, o dólar acumula alta de 2,01% em outubro. Em 2021, acumula valorização de 7,09%.

Veja os assuntos mais importantes:

Aumento da Selic

Na noite desta quarta-feira (27), o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, divulgou a nova taxa básica de juros, a Selic, que passou de 6,25% para 7,75% ao ano.

A mudança foi anunciada após o fechamento do mercado e poderá movimentar a bolsa de valores nesta quinta.

Inflação do aluguel

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) vai divulgar nesta quinta-feira o IGP-M, indicador de inflação utilizado no reajuste de aluguéis.

O dado é utilizado para medir o aquecimento do setor imobiliário e ajuda a entender como está a atividade econômica brasileira.

Dados do serviço

A FGV também divulgará nesta quinta-feira sondagens do comércio e de serviços. Os estudos vão mostrar o desempenho dos setores no último mês e dão perspectivas sobre contratações e faturamento nos meses seguintes.

PIB e desemprego nos Estados Unidos

Nessa quinta-feira, será divulgado a primeira estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre e números de novos pedidos de seguro-desemprego feitos na semana anterior nos Estados Unidos.

Os números deverão movimentar o mercado financeiro, já que mostra o crescimento econômico do país em meio a retomada econômica.

Temporada de balanços

Ao menos dez empresas publicam nesta quinta-feira os resultados do terceiro trimestre do ano. São elas: Vale (VALE3), Petrobras (PETR3; PETR4), Alpargatas (ALPA3), Suzano (SUZB3), CTEEP (TRPL3), Grupo Vamos (VAMO3), Fleury (FLRY3) e Grendene (GRND3).

*Com informações da Investing.com, Reuters, Estadão e UOL