sexta, 29 de março de 2024
Fique atento

Confira os assuntos que podem movimentar o mercado nesta quarta-feira (17)

Fluxo cambial no Brasil, discursos do BCE e mais destaques

17 novembro 2021 - 08h21Por Redação SpaceMoney

Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:

Balanço das bolsas

O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (16), com as ações da Vale (VALE3) e Magazine Luiza (MGLU3) entre as maiores pressões de baixa.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,82%, a 104.403,29 pontos.

Nos Estados Unidos, as bolsas de Nova York fecharam com ganhos moderados, após dados sólidos da economia do país. Além disso, os investidores também estiveram atentos as declarações de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre a política monetária.

Na Europa, os índices encerraram a sessão sem direção única, em dia que houve a nova leitura do PIB da zona do euro no terceiro trimestre.

Por fim, na Ásia, os índices fecharam mistas nesta terça-feira, com os investidores digerindo dados de atividade da China e o encontro entre Xi Jinping e Joe Biden.

Dólar

O dólar fechou em alta ante ao real nesta terça-feira, em dia de reabertura dos mercados após o feriado da Proclamação da República. O resultado foi impactado pela renovação das preocupações domésticas e fiscais do país.

A moeda norte-americana subiu 0,75%, cotada a R$ 5,4991. Com o resultado, o dólar acumula queda de 2,63% no mês e alta de 6,01% no ano.

Veja os assuntos mais importantes:

Indicadores macroeconômicos e fluxo cambial do Brasil

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia divulga nesta quarta-feira novas projeções de indicadores macroeconômicos.

Ainda hoje, também será publicado o fluxo cambial estrangeiro no país.

Zona do euro

Investidores estão atentos aos discursos de pessoas ligadas ao Banco Central Europeu (BCE).

Reajuste a servidores

Nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que a aprovação da PEC dos Precatórios pelo Congresso irá abrir espaço para se conceder um aumento aos servidores públicos federais, em uma resposta a um congelamento dos salários e à inflação.

*Com informações da Investing.com, Reuters, G1, Estadão e UOL