quinta, 25 de abril de 2024
Fique atento

Confira os assuntos que podem movimentar o mercado nesta quarta-feira (27)

Reunião do Copom, PEC dos precatórios, dados da indústria brasileira e mais destaques

27 outubro 2021 - 08h05Por Redação SpaceMoney

Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:

Balanço das bolsas

O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (26), com o IPCA-15 de outubro (prévia oficial da inflação) reforçando os problemas da situação inflacionária no país e as expectativas de um aumento ainda mais forte nos juros pelo Banco Central.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 2,17%, aos 106.354,75 pontos. O volume financeiro foi de R$ 25 bilhões.

Nos Estados Unidos, novamente as bolsas encerraram o pregão em alta, impulsionadas pela temporada de balanços. Mesmo que tenham reduzido os ganhos nos minutos finais de negociação, o Dow Jones e o S&P 500 renovaram os recordes pelo segundo dia consecutivo.

Na Europa, os principais índices fecham majoritariamente em alta, influenciados por balanços de empresas que foram considerados positivos pelo mercado. A exceção ficou com Lisboa, que acabou recuando.

Por fim, na Ásia, as bolsas fecharam sem direção única nesta terça-feira, com partes delas acompanhando o ambiente positivo encontrado em Wall Street na segunda e as chinesas e de Hong Kong pressionadas por ações do setor imobiliário.

Dólar

Em dia de oscilações, o dólar desacelerou próximo do fim das negociações e fechou em leve alta ante ao real, após a arrecadação federal bater recorde em setembro, o adiamento da PEC dos precatórios e a divulgação do IPCA-15.

A moeda teve valorização de 0,32%, sendo vendida a R$ 5,573. Com o desempenho desta terça, o dólar acumula alta de 2,33% em outubro. Em 2021, acumula valorização de 7,4%.

Veja os assuntos mais importantes:

Selic

O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, anuncia nesta quarta-feira (27) a nova taxa básica de juros (Selic).

O mercado projeta que a inflação force um aumento da taxa para 7,25% ao ano. Algumas instituições financeiras preveem um aumento ainda maior, de 7,75%. Atualmente, a Selic está em 6,25% ao ano.

PEC dos Precatórios

A princípio, a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios estava marcada para ser votada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, mas acabou sendo adiada.

Na final da tarde de ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que a proposta “provavelmente” estará pronta para ir à votação hoje.

A PEC autoriza o parcelamento das dívidas judiciais do governo em 2022 e muda o cálculo do teto de gastos, abrindo espaço para a criação do Auxílio Brasil – programa social que substituirá o Bolsa Família.

Desemprego no Brasil

Nesta quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que traz dados sobre o desemprego no Brasil através da taxa de informalidade, número de empregados com carteira assinada, pessoas que desistiram de procurar trabalho, trabalhadores informais e autônomos.

Dados da indústria

Também nesta quarta-feira, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga a sondagem da indústria brasileira no mês de outubro, com dados sobre investimentos no negócio e contratação de mão-de-obra para o setor.

Temporada de Balanços

Novos resultados serão apresentados nessa quarta-feira, com destaque para 11 empresas: Gerdau (GGBR4), Santander (SANB11), Weg (WEGE3), Telefônica Brasil (VIVT3), Movida (MOVI3), Kepler Weber (KEPL3), Dexco (DXCO3), Intelbras (INTB3), LOG Comercial (LOGG3), Multiplan (MULT3) e Odontoprev (ODTV3).

*Com informações da Investing.com, Reuters, Estadão e UOL