quinta, 18 de abril de 2024
Fique atento

Confira os assuntos que podem movimentar o mercado nesta quarta-feira (13)

Inflação nos Estados Unidos, ICMS e mais destaques

13 outubro 2021 - 07h35Por Redação SpaceMoney

Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:

Balanço das bolsas

Por conta do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, a bolsa de valores brasileira não operou nesta terça-feira (12). Na segunda, o Ibovespa fechou em queda de 0,58%, a 112.180 pontos, acompanhando o exterior negativo e com investidores temendo o avanço da crise de energia e da inflação.

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em queda nesta terça-feira, com investidores receosos com os sinais de desaceleração da economia e as altas inflacionárias do país.

Na Europa, os principais índices também fecharam em queda em meio à preocupação em relação à retomada econômica e o clima de incerteza do aperto monetário.

Por fim, as bolsas asiáticas encerraram a sessão desta terça em baixa diante do cenário de avanço do preço do petróleo e de regulação chinesa no setor financeiro.

Dólar

Na segunda-feira (11), véspera do feriado nacional, o dólar fechou em alta, em dia de baixa liquidez na Ibovespa. Os investidores seguem atentos nos próximos passos da política monetária norte-americana e nos temores globais de inflação.

A moeda teve valorização de 0,38%, cotado a R$ 5,5371. Essa é a maior cotação em seis meses, quando fechou a R$ 5,5508, no dia 20 de abril.

Veja os assuntos mais importantes:

Inflação dos Estados Unidos

O IPC, a inflação oficial norte-americana, será divulgada nesta quarta-feira. Diante do aumento dos preços, o Federal Reserve (Fed, o banco central do país), precisa elevar a taxa de juros, fazendo com que ocorra a diminuição dos incentivos à economia.

Os investidores estão preocupados com o avanço da inflação, que poderá reduzir o potencial de crescimento dos Estados Unidos.

Emprego nos Estados Unidos

Nesta terça-feira (12), foi divulgado o relatório que mostra o número de vagas de emprego aberta no último mês nos Estados Unidos. Como a bolsa brasileira estava fechada, o resultado pode influenciar no mercado hoje.

ICMS

Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que a Casa deverá votar a proposta que altera a cobrança do ICMS nesta quarta-feira.

O principal objetivo da proposta é conter o avanço dos preços dos combustíveis, que segundo Lira, poderia ser reduzido em 8% o valor da gasolina e 3,7% o valor do óleo diesel.

*Com informações da Investing.com, Reuters, Estadão e UOL