quinta, 20 de janeiro de 2022
[Square Banner - Mobile Topo 2] [300x250] [mobile] - Assessoria Ipê Investimentos 2022
[SpaceNow Desktop] [200x74] [spacenow] - Melhores oportunidades 2022
[SpaceNow Mobile] [150x74] [spacenow] - Melhores oportunidades 2022
SpaceDica

Você sabe qual é a importância de conhecer o seu perfil de investidor?

Análise é indispensável para quem pretende começar a investir

08 setembro 2021 - 15h58Por Redação SpaceMoney
[Billboard Topo 2] [970x250] [pagina-inicial] - Melhores oportunidades 2022

Ter uma reserva e um objetivo bem traçado não basta para conseguir bons resultados fazendo investimentos, apesar de serem importantes. Um detalhe, considerado essencial, para quem pretende começar a investir, mas que acaba muitas vezes sendo ignorado ou deixado de lado, é o perfil de investidor

Também conhecido como suitability, o perfil de investidor é uma análise que identifica quais são as suas características e tolerância a riscos quando o assunto é investimento, classificando você entre alguns perfis de investidor.

Para ter acesso ao seu perfil, tudo que você precisa fazer é responder algumas perguntas básicas, como: período em que você deseja manter os seus aportes, idade, situação financeira, conhecimento de mercado e objetivos.

[04] [Square Detalhe Notícia] [300x250] [geral] Melhores investimentos 2022

“O perfil do investidor é utilizado para não somente a instituição financeira conhecer o investidor, mas também ele próprio se conhecer. Muitas vezes acreditamos ter um perfil seguindo nossos sentimentos, mas quando respondemos o questionário que leva em conta segurança, rentabilidade e liquidez, podemos perceber que nosso perfil pode ser outro”, explica Patrick Johnston, superintendente de renda variável da Blue3.

Do conservador ao agressivo

Há diferentes perfis de investidor no mercado, os três mais comuns utilizados pela grande maioria das corretoras de valores são: conversador, moderado e arrojado.

Conversador – segurança é o mais importante, se propõe a assumir menores riscos e por consequência um menor retorno;

Moderado – segurança é importante, porém o investidor aceita certo risco para buscar um maior retorno;

Arrojado – o investidor já tem um maior conhecimento de mercado, a tolerância a risco é alta para conseguir um maior retorno.

Mas afinal, por que o perfil de investidor é tão importante?

“Antes de começar a investir, o investidor precisa saber qual valor ele está disposto a arriscar, quanto ele pode precisar no curto prazo e, por último, qual a rentabilidade que aquele produto pode gerar. Também é necessário que ele conheça todos os prazos de resgate, riscos envolvidos e características específicas daquele ativo ofertado”, alerta Patrick.

O questionário que irá traçar seu perfil serve como uma importante ferramenta para te guiar na hora de investir, deixando mais fácil saber quais modalidades de investimentos se encaixam melhor no que você busca.

Por conta disso, é importante ser o mais fiel possível com as informações na hora de responder as perguntas, pois elas te ajudarão a fazer melhores escolhas na hora de aplicar o seu dinheiro.

“Outro fator importante do conhecimento do perfil é o acesso aos produtos. De acordo com cada perfil, as instituições oferecem os produtos mais adequados, diminuindo as chances de aplicações erradas que poderiam gerar prejuízo. Por isso, é de suma importância responder às questões de forma mais calma e sincera possível, para que o resultado reflita a realidade da vida financeira da pessoa”, conclui Patrick

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content