Menu
Busca quarta, 27 de outubro de 2021
vale a pena investir em bitcoin

Quer saber se vale a pena investir em bitcoin? Confira! 

24 abril 2020 - 13h00Por Redação SpaceMoney

As criptomoedas se tornaram um grande fenômeno de investimento nos últimos anos. Por isso, é muito comum ver pessoas discutindo se ainda é interessante investir nelas. Outros, ainda querem saber um pouco melhor sobre o assunto. Um dos grandes dificultadores dos investidores é o acesso à informação. Sem ela, a chance de que os usuários tomem decisões precipitadas é maior, colocando em risco toda carteira e, principalmente, a segurança financeira. Como você, uma pessoa inteligente, gosta sempre de acessar as melhores informações do mercado para evitar os principais erros, preparamos um guia explicando se vale a pena investir em bitcoin, para que você tenha a melhor rentabilidade possível. Você não vai perder essa chance de saber sobre essas criptomoedas, não é mesmo? Então, descubra como investir em criptomoedas com segurança. Boa leitura!

Como funciona o bitcoin?

O bitcoin trabalha com um sistema de registro descentralizado, denominado blockchain. Com isso, cada transação não é registrada em apenas um dispositivo, mas em toda a rede de computadores, fazendo com que a moeda seja mais confiável, já que não tem ligação com qualquer tipo de governo. Como acontece com diversos tipos de investimento, as criptomoedas apresentam valores instáveis, tendo diversas variáveis que alteram o seu valor, como novas tecnologias e até mudanças regulatórias nos mercados financeiros de todo o mundo. A tendência é que a moeda se valorize quando a confiança dos investidores aumenta e que se desvalorize quando os usuários têm receios ou medos quanto a elas. Uma delas foi o anúncio do Facebook para a sua própria criptomoeda, que se chama Libra. Com isso, o mercado ficou empolgado e fez com que outras criptomoedas também se valorizassem, como o bitcoin. Um mês depois, entretanto, os Estados Unidos começaram a discutir a regulação da moeda, fazendo com que os valores fossem afetados negativamente. Ou seja, a volatilidade das moedas é grande. Mas isso não significa que o investimento seja ruim. Ao contrário, apresenta grandes oportunidades para os investidores que queiram estudar e se preparar para atuar nesse mercado. Você gosta de desafios e acha que é capaz de conseguir bons resultados com criptomoedas? Então, aproveite as informações que preparamos para você!

Quando investir em bitcoin?

Você sabe que o bitcoin, como qualquer investimento, traz consigo riscos, não é mesmo? Além disso, as criptomoedas apresentam alta volatilidade, isto é, seus preços variam muito e rapidamente. Por isso, é fundamental definir qual é o seu perfil de investidor antes de fazer qualquer aposta no mercado. Como gostos pessoais, nessa área não há certo ou errado, desde que você tome suas decisões de acordo com o próprio perfil, estudando o mercado. Por exemplo, quem tem um perfil de investimento mais arrojado não é melhor nem pior do que quem é mais conservador. É apenas uma capacidade de assumir riscos e lidar com baixas e altas que podem ser inesperadas. Em todo caso, até mesmo os mais conservadores podem trabalhar com criptomoedas. Nesse sentido, é interessante começar com valores baixos para matar a curiosidade e começar a entender, na prática, mais sobre o tema. Entretanto, todo cuidado é pouco, já que as oscilações já fizeram com que o valor caísse 19% e subisse 25% em apenas um dia. Quando se trata de investimentos, é sempre recomendado diversificar a carteira. Nesse cenário, também é possível apostar em várias criptomoedas diferentes, já que, ao investir apenas em bitcoins, por exemplo, pode ser mais arriscado. Ainda que ela tenha sido a primeira a existir, nada garante que os resultados serão mantidos ou serão os melhores ao longo do tempo. Em resumo, você deve investir quando tem total consciência dos riscos existentes e da estratégia que você utilizará para montar ou diversificar sua carteira.

Quanto investir em bitcoin?

A quantidade que você vai começar investindo em criptomoedas, como o bitcoin, precisa considerar seu atual patrimônio, bem como valores que tragam segurança, pensando em aumentar a riqueza em médio e longo prazo. Vale ressaltar que esse tipo de investimento não deve ser considerado como loteria, podendo até mesmo comprometer as suas finanças. Ao contrário, é importante contar com uma carteira diversificada em que cada escolha apresente segurança, de acordo com o patrimônio total. Dessa maneira, é fundamental ter uma reserva em aplicações que tenham baixo risco para emergências, como o caso de investimentos com prazos curtos e liquidez alta, por exemplo o Tesouro Selic. Tendo tais reservas, você pode começar a fazer apostas mais arrojadas, como as criptomoedas. Em todos os casos, também é interessante ter a ajuda de empresas especializadas para auxiliar em todos esses processos.

Quais são os cuidados ao investir em bitcoin?

Se você já chegou até aqui, deve estar decidido a aproveitar os benefícios do bitcoin e de outras criptomoedas, não é mesmo? Então, para conseguir ter os grandes resultados que você espera, é fundamental agir com segurança para não cair em armadilhas. Como o mercado de bitcoin não tem órgãos para regulação, como o Banco Central ou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), não há regulamentação no país. Isso significa que o investimento pode ser arriscado, com golpes de bolsas. Nesses casos, o usuário terá grandes dificuldades para recuperar os valores investidos. Nesse sentido, uma boa opção é não armazenar as bitcoins (ou outras moedas) nas bolsas diretamente. Isso evita que golpes, fraudes e até ataque de hackers possam afetar seus resultados. Há carteiras virtuais, como Coinbase e Xapo, que se mostram mais seguras para armazenagem. Embora os valores para uma unidade estejam valorizados em reais, é possível começar investindo com partes fracionadas. Como também acontece com o mercado de ações, você pode adquirir a moeda com corretoras ou Exchange. Vale lembrar que também é necessário pesquisar as melhores opções, já que, em alguns casos, há cobranças de taxas. Agora que você sabe que vale a pena investir em bitcoin se você estiver preparado, chegou a hora de continuar aumentando seus poderes de investimento. Então, pesquise mais sobre o mercado para poder investir com a confiança e a destreza necessárias para ter os resultados que os grandes investidores já estão conseguindo. Você sabia que essas informações podem mudar a vida de seus amigos e familiares? Então, compartilhe agora mesmo este post nas suas redes sociais e aumente o acesso à informação da sua rede!

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: