sábado, 27 de novembro de 2021
SpaceDica

Se encaixa no perfil conservador? Conheça quatro opções de investimentos para você!

Investidores conservadores dão preferência a aplicações mais seguras, ainda que não ofereçam possibilidades de grandes ganhos

12 abril 2021 - 17h13Por Redação SpaceMoney

Conhecer seu perfil de investimento é um passo muito importante antes de investir. A maneira como você planeja e administra seus investimentos vai determinar a nomenclatura dessa categoria. Uma pessoa que investe em ativos de maior risco, como ações, provavelmente estará dentro do perfil agressivo (também chamado de arrojado), por exemplo.

Pessoas do perfil conservador são aquelas que não desejam correr riscos. Isso pode acontecer por diversos fatores: seja porque já possuem capital consolidado e não querem perdê-lo ou porque ainda não possuem muita experiência com investimentos.

Se você ainda não conhece seu perfil de investimento, faça um teste online para descobrir. Leva menos que 5 minutos!

Investidores conservadores, portanto, dão preferência a aplicações mais seguras, ainda que não ofereçam possibilidades de grandes ganhos. A SpaceMoney separou quatro opções de investimentos para esse perfil montar sua carteira de ativos de maneira mais cautelosa.

Confira:

1 – CDB

CDB significa “Certificado de Depósito Bancário”. Funciona como um empréstimo a um banco e geralmente rende juros superiores à poupança.

Porém, as instituições financeiras podem oferecer juros que variam de um título para outro. Dessa maneira, não é possível determinar a taxa de rendimento do CDB com precisão, porque isso depende de diversos fatores, como o prazo de vencimento, período de carência e montante mínimo inicial.

O tipo de rendimento dessa categoria depende do tipo escolhido pelo investidor. Há três possibilidades: o prefixado, que corresponde a um juro anual definido antes da compra; o pós-fixado, que está atrelado à variação de um determinado índice, que é, geralmente, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário); e o híbrido, que mistura essas duas formas.

Conheça a metodologia de investimentos por objetivos, que traz melhores resultados para você

2 – Títulos Públicos

Títulos públicos, como o próprio nome já diz, são emitidos pelo Tesouro Nacional e financiam o Governo Federal. Ou seja, ao investir em títulos públicos você estará comprando papéis da dívida brasileira.

Assim como o CDB, existem três tipos de rentabilidade para esse investimento: prefixado, que tem um juro anual definido; atrelado à Selic (taxa de juros da economia); ou atrelado ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país).

Esse tipo de investimento é considerado como um dos menos arriscados, porque a garantia de crédito é oferecida pelo Governo Federal e faz parte da economia do Brasil.

3 – LCI e LCA

LCA é a sigla para Letra de Crédito do Agronegócio. Já LCI significa Letra de Crédito Imobiliário. Esses títulos são emitidos por bancos e se diferem no foco do financiamento. O primeiro financia as atividades do setor de agronegócio. Já o segundo suporta atividades do setor imobiliário.

Em ambos, a taxa de rentabilidade e a data de vencimento são definidas no momento da compra. Ou seja, a diferença principal está na taxa de rendimento, prazo de aplicação, aporte inicial e o foco de investimento – no agronegócio ou no setor imobiliário.

As grandes vantagens nesse tipo de investimento está na isenção de taxas e na rentabilidade um pouco acima do CDI.

4 – Fundos de renda fixa

Outra opção para investidores conservadores são os fundos de renda fixa. Neles, os gestores dos fundos compram títulos de renda fixa, como CDBs (certificados de depósito bancário) e Títulos Públicos, em uma espécie de empréstimo, esperando receber esse dinheiro de volta, acrescido de juros.

Os fundos de renda fixa costumam empregar diversos ativos em sua composição – até mesmo ativos mais arriscados podem compor a carteira. Os ganhos são divididos entre todos os participantes proporcionalmente, a depender de quanto cada um aplicou no fundo.

Invista com a SpaceMoney: aqui você tem a facilidade do digital e a assessoria personalizada
 

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content