Menu
Busca terça, 19 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
SpaceDica

Qual é a melhor estratégia operacional para cada tipo de perfil?

30 setembro 2020 - 20h02Por Redação SpaceMoney

Se você quer começar a investir, o primeiro passo é entender qual é a sua personalidade no mundo dos investimentos. Geralmente, as casas de análises distinguem os investidores em três tipos, de acordo com a predisposição ao risco e os objetivos buscado. São eles: conservadores, moderados e agressivos. 

Pensando em investir? Descubra o seu perfil de risco

Depois de ter definido isso, é importante escolher uma estratégia operacional que vai orientar sua forma de comprar e vender ações. Day Trade? Buy and Hold? Swing Trade? O módulo 3 do curso “Como funciona o mercado de ações”, ministrado pelo CEO da SpaceMoney, Fábio Murad, vai tratar dessas diferentes estratégias operacionais, explicando qual faz mais sentido para cada tipo de investidor. 

Com apostila e certificado, as aulas acontecem entre 6 e 8 de outubro. Quem tem conta no SpaceBank ganha 50% de desconto na matrícula, que pode ser feita clicando aqui.

Se já quiser entrar no clima do curso, você pode dar uma lida sobre alguns dos tipos de estratégia dos investidores. Confira:

Em poucas palavras, o popular Day Trade consiste em fazer a compra e venda de ações em um mesmo dia, se aproveitando das oscilações de preço num curto espaço de tempo. Nessa estratégia, cada minuto faz diferença — e, exatamente por isso, o risco também é grande. 

Recomendado para investidores agressivos, o Day Trade exige a atenção constante do investidor; um bom conhecimento das operações de compra e venda; e bastante controle emocional, para que as decisões não sejam guiadas pela ganância ou pelo medo momentâneos.

O Buy and Hold ("Compre e Segure", em inglês) se volta para investimentos a longo prazo — longo mesmo, de meses ou até anos. Assim, quem opera com essa estratégia faz uma análise completa da empresa, observando se os dividendos valem a pena e se há chances de crescimento e de valorização cada vez maior dos papéis.

Mais indicada a investidores de perfil conservador, essa é uma boa tática para quem tem paciência para esperar mais pelos retornos dos juros compostos de uma aplicação. Mas não se engane: também é preciso bastante estudo para identificar as melhores oportunidades do mercado.

Nem tão rápido quanto o Day Trade, mas nem tão alongado como o Buy and Hold. Assim como o Day Trade, o Swing Trade também se aproveita da oscilação dos preços de um ativo para extrair seus lucros, mas tendo em vista um prazo no futuro, e não no mesmo dia.

As pessoas que optam por essa estratégia costumam ter um perfil de investimento moderado: como os lucros não dependem de variações em um espaço de tempo tão curto, os investidores estão menos expostos ao risco. É uma tática mais apropriada para quem não tem disponibilidade para acompanhar a bolsa em tempo real ao longo do dia, mas quer lucrar em cima das diferenças de preço de um ação.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: